quinta-feira, 10 de setembro de 2009

ESCOLA SUPERIOR NÁUTICA INFANTE D. HENRIQUE COM OFERTA VARIADA DE CURSOS

A ENIDH é um estabelecimento de ensino superior politécnico público situado em Paço de Arcos que tem por missão formar Oficiais para a Marinha Mercante e quadros superiores para os sectores marítimo e portuário, entre outros, nas áreas de especialização dos cursos ministrados.A ENIDH tem-se afirmado como escola de referência na formação de quadros superiores para o sector marítimo-portuário e orgulha-se de ter uma situação de plena empregabilidade entre os diplomados de todos os cursos de licenciatura.
Ao nível do ensino superior de 1.º Ciclo, a ENIDH tem em funcionamento, devidamente adaptadas ao Processo de Bolonha, as seguintes Licenciaturas:

Pilotagem
Gestão de Transportes e Logística

No ano lectivo de 2009/2010, a ENIDH irá abrir cursos de 2.º Ciclo relativamente a todas as suas áreas de ensino:

Mestrado em Pilotagem (+info)
Mestrado em Gestão Portuária (+info)

As candidaturas podem ser apresentadas até ao dia 14 de Setembro de 2009 (2ª fase), nos Serviços Académicos da ENIDH.
Mais informação sobre o novo curso poderá ser consultada na página electrónica da ENIDH: http://www.enautica.pt/.

Licenciatura em Pilotagem

O Curso de Pilotagem assenta fundamentalmente, hoje em dia, em duas ideias básicas que justificam a sua existência:
1) A necessidade de formação específica conducente a certificação, exigida pela Organização Marítima Internacional (IMO) através da Convenção Internacional sobre Normas de Formação, de Certificação e Serviço de Quartos para os Marítimos (STCW 78/95), para o exercício das funções de Comandante, Imediato e Oficial Chefe de Quarto de Navegação.
2) A necessidade de formação pluridisciplinar, actualizada e especializada dos Capitães e Oficiais-Pilotos que consiga responder à complexidade das funções exercidas ao nível das chefias.

Na sequência destas duas ideias, constituem objectivos prioritários do Curso:1) Dotar a Marinha Mercante nacional de oficiais de pilotagem habilitados que garantam níveis de competência técnico-profissional compatíveis com as necessidades decorrentes de uma expedição marítima.
2) Dar resposta ao s desenvolvimentos registados em matéria de tecnologia e segurança marítimas e à exigência de actualização e especialização do Ensino Náutico.
3) Responder às exigências decorrentes do desenvolvimento do comércio internacional, em que o transporte marítimo e os navios constituem o modo e o meio dominantes do transporte internacional de mercadorias.
4) Cumprir com os requisitos internacionais em relação aos quais Portugal está obrigado pelo Convenção STCW 78/95.

Licenciatura em Engenharia de Máquinas Marítimas

O primeiro ciclo de formação (licenciatura) visa ministrar ao aluno uma sólida formação teórica e prática no âmbito da formação de base, formação em ciências de engenharia, formação da especialidade e formação complementar, compatíveis com a formação de licenciado. Satisfaz os requisitos obrigatórios para certificação de oficiais de máquinas, chefes de quarto numa casa da máquina em condução desatendida ou oficiais de máquinas em serviço numa casa da máquina em condução desatendida, conforme previsto no parágrafo 2.3 da regra III/1 da Convenção IMO-STCW78 (emendas de 95), bem como possibilita a obtenção dos respectivos certificados de competência.
Uma das preocupações desta primeira fase de formação, consiste em ministrar aos alunos conhecimentos práticos que possibilitem uma maior capacidade de intervenção nas exigentes condições de trabalho a bordo.
Destacam-se, neste caso, as disciplinas de Prática Oficinal que habilitam o aluno à execução de peças maquinadas, bem como a reparações envolvendo soldadura oxi-acetilénica e por arco eléctrico. Outras componentes práticas importantes são ministradas no âmbito da condução de máquinas principais e auxiliares, efectuadas com o recurso a equipamentos laboratoriais e simuladores, nomeadamente o simulador de uma instalação propulsora Diesel de navio petroleiro.
O segundo ciclo de formação (mestrado) tem por objectivo aprofundar os conhecimentos de base já adquiridos pelo aluno e ministra conhecimentos especializados nas áreas de mecânica aplicada, instalações térmicas, controlo de sistemas e gestão, direito marítimo, regulamentos e certificação de navios. Satisfaz os requisitos obrigatórios para certificação de chefes de máquinas e segundos oficiais de máquinas de navios cuja máquina principal tenha uma potência superior a 3000 kW, conforme previsto no parágrafo 2.2 da regra III/2 da convenção IMO-STCW78, emendas 95, bem como possibilita a obtenção dos respectivos certificados de competência.

Licenciatura em Engenharia de Sistemas Electrónicos Marítimos

O curso de Engenharia de Sistemas Electrónicos Marítimos tem por objectivo formar profissionais nas áreas da electrónica, automação e controlo e telecomunicações. O primeiro ciclo, com a duração de três anos, confere o grau de licenciado, destina-se a formar técnicos de formação superior para as actividades de manutenção, instalação e projecto de sistemas electrónicos, informáticos e de telecomunicações, no sector dos transportes marítimos e na indústria em geral. O segundo ciclo (mestrado aguarda registo), com a duração de dois anos, confere o grau de mestre.
Além das características anteriores, o curso de Engenharia de Sistemas Electrónicos Marítimos tem ainda por finalidade formar profissionais capazes de intervir na análise, especificação, projecto, industrialização, comercialização e utilização de produtos e serviços que utilizam a electricidade, a electrónica, as telecomunicações e as novas tecnologias da informação. Os diplomados com o Curso de Engenharia de Sistemas Electrónicos Marítimos são muito procurados pela indústria em geral, dada a sua formação e experiência polivalente. Poderá afirmar-se que se trata de um curso de engenharia que engloba um sistema integrado de várias áreas tecnológicas, sendo bem conhecido o prestígio e a competência dos seus diplomados, que, quando inseridos no mercado de trabalho, são bem classificados.

Licenciatura em Gestão Portuária

O Curso de Gestão Portuária é um novo curso criado pela ENIDH no âmbito do Processo de Bolonha (licenciatura de 3 anos), na área do "port management", procurando dotar os alunos de competências indispensáveis para a gestão de negócios na interface portuária, perspectivada enquanto parte integrante de um sistema logístico mais vasto. Procura-se desta forma aumentar a eficiência a nível portuário, factor decisivo para aumentar a competitividade nacional.
É o único curso a nível nacional que procura a especialização nesta área vital da Economia do Mar, assumindo-se como uma aposta inovadora no panorama do Ensino Superior a nível nacional, na vanguarda dos mais recentes processos educativos (adequado ao Processo de Bolonha - Licenciatura 3 anos). O Curso de Gestão Portuária apresenta alguns aspectos pioneiros a nível nacional como o ensino de algumas disciplinas em língua Inglesa (na lógica da criação de um Espaço Único Europeu de Ensino Superior), tutoria individualizada, acompanhamento de projectos de investigação, cursos de recuperação de alunos com dificuldades (matemática e inglês), programas individuais de recuperação, etc.

Licenciatura em Gestão de Transportes e Logística

O Curso de Gestão de Transportes e Logística é uma aposta inovadora no panorama da logística nacional, na vanguarda dos mais recentes processos educativos (adequado ao Processo de Bolonha - Licenciatura 3 anos), procurando criar profissionais altamente qualificados para o sector dos transportes em geral e, para o sector marítimo e rodoviário de mercadorias em particular.
Perante um novo paradigma de ensino preconizado pela Declaração de Bolonha, baseado na "mudança de um sistema de ensino baseado na transmissão de conhecimentos para um novo sistema que privilegia o desenvolvimento de competências académicas, instrumentais, operacionais e comportamentais", o Curso de Gestão de Transportes e Logística apresenta alguns aspectos pioneiros a nível nacional como o ensino de algumas disciplinas em língua Inglesa (na lógica da criação de um Espaço Único Europeu de Ensino Superior), tutoria individualizada, acompanhamento de projectos de investigação, cursos de recuperação de alunos com dificuldades (matemática e inglês), programas individuais de recuperação, etc.
O SABER NÃO OCUPA ESPAÇO

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES