quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ESPANHA TENTA CONSENSO NA LEI DOS PORTOS

Responsáveis do PSOE e do PP tentam negociar um acordo que garanta que a Lei dos Portos se manterá mesmo depois de uma eventual mudança de partido no governo.

Em Espanha, os responsáveis pelas questões marítimo-portuárias dos dois principais partidos com assento parlamentar estão a intensificar os esforços negociais para alcançarem um acordo sobre o texto definitivo da Lei dos Portos que o governo enviou para o Parlamento. O desfecho é esperado para as próximas semanas.

Os contactos entre o PSOE e o PP têm-se identificado nos últimos dias, de acordo com declarações do responsável máximo do sindicato Coordinadora, Antolin Goya, à imprensa do país vizinho.

O objectivo das negociações, que envolvem também contactos dos dois partidos com os representantes do sector, é conseguir um documento que tenha o consenso suficiente entre socialistas e populares, para que possa sobreviver a possíveis mudanças no Executivo.

Segundo Goya, o PP continua a apostar num modelo único de estiva controlada pelas empresas, ou seja, os Agrupamentos Portuários de Interesse Económico (APIE), enquanto o PSOE considerará todas as alternativas apresentadas pelo Ministério do Fomento no projecto de lei que está no Parlamento.

Certo é que o Partido Popular não proporá alterações à totalidade do projecto de lei.

Por cá, a Lei dos Portos foi apresentada na Assembleia da República nos últimos dias da anterior sessão legislativa. Motivou protestos e paralisações dos trabalhadores portuários e críticas dos partidos da Oposição. O texto acabaria por baixar à comissão parlamentar especializada sem ser votado, por proposta da bancada socialista.
Fonte: Transportes & Negócios

1 comentário:

Augusto disse...

Só nos resta esperar.Depois desta bagunça politiqueira,que para aqui não é chamada,tenho esperança que o que virá(Lei dos Portos)terá que reunir consensos.Governo,partidos,Assembleia da Republica e representantes dos patrões e dos trabalhadores.
Ninguem se pode abstraír.

Saudações Maritimas

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES