segunda-feira, 26 de outubro de 2009

CANAL DO SUEZ


Canal do Suez perde mil milhões de receitas

Nos primeiros nove meses do ano, a Autoridade Canal do Suez registou uma quebra de 24% no volume de negócios. Por causa da crise do comércio mundial.

A crise internacional e a quebra do comércio mundial, particularmente entre a Ásia e a Europa e os EUA são as principais causas da perda de receitas do Canal do Suez nos nove primeiros meses do ano.

Entre Janeiro e Setembro, o canal obteve receitas de 3,1 mil milhões de dólares, que comparam com os 4,1 mil milhões registados no período homólogo de 2008. Em Setembro, o volume de negócios ainda regrediu 18,5% em termos homólogos mas já esteve melhor do que em Agosto.

A pirataria ao largo da Somália é também uma razão mais para a quebra da actividade no canal do Suez, mas os seus responsáveis sublinham que o mais importante são as razões económicas: 80% do tráfego faz-se com a Europa e os EUA e ambas as regiões estão a ter mais dificuldades para saírem da crise.

Apesar da quebra das receitas, as autoridades do Suez mantêm o programa de dragagens do canal, que deverá permitir, em 2014, que 99% dos navios mercantes e 64% dos petroleiros possam cruzar aquela via, apesar do seu calado.
Fonte: Transportes & Negócios
Em 28 de Outubro falei sobre o CANAL DO SUEZ

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES