segunda-feira, 5 de outubro de 2009

CMA CGM PEDE AJUDA AOS BANCOS CREDORES


CMA CGM pede ajuda aos bancos credores
A braços com uma dívida que rondará os 3,5 mil milhões de euros, a CMA CGM, número três mundial no transporte marítimo de contentores, pediu a ajuda aos bancos credores para encontrar uma saída para a crise. O plano deverá ser conhecido em meados de Novembro.

A CMA CGM anunciou ter chegado a acordo com um grupo de bancos europeus e asiáticos seus credores, para a constituição de um comité que deverá ajudar o grupo francês a encontrar soluções para a actual crise em que está mergulhado. O governo de Paris está a par do processo mas não deverá interferir.

Consequência da crise que assola o sector a nível mundial, a CMA CGM está a perder dinheiro e, por isso, mostra-se incapaz de cumprir com o serviço da dívida, que rondará actualmente os 3,5 mil milhões de euros. A situação só tenderá a piorar, uma vez que o grupo francês é, entre os maiores do sector, aquele que tem o plano mais agressivo de compras de navios e aumento de capacidade.

Enquanto espera pelas sugestões dos bancos credores, a CMA CGM está também a negociar o adiamento de entregas, ou mesmo o cancelamento de encomendas de vários navios. O grupo tem encomendados navios que correspondem, a cerca de 50% da sua capacidade actual. E é o número três do ranking. Mais uma “dor de cabeça” para os principais estaleiros sul-coreanos.

A CMA CGM está directamente representada em Portugal.
Fonte: Transportes & Negócios

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES