quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ECASBA

Ecasba apoia iniciativa comunitária “e-maritime”

A Ecasba, comité europeu da Fonasba presidido pelo português António Belmar da Costa, decidiu criar um grupo de trabalho para acompanhar a iniciativa comunitária “e-maritime”.

Os agentes de navegação pretendem acompanhar de perto a implementação do projecto e contribuir para a sua eficiência e eficácia, assumindo-se como actores principais num processo que assenta no uso de tecnologias de informação avançadas no sector do transporte marítimo.

A iniciativa “e-maritime” foi lançada no ano passado pela Comissão Europeia, visando a simplificação e uniformização das normas de tramitação das cargas nos portos europeus e a desmaterialização dos processos. Nesse contexto, os agentes de navegação pretendem assumir-se como “janelas únicas portuárias”, combinando as tecnologias com o seu saber único de interlocutor privilegiado dos portos, dos armadores e dos carregadores ou seus representantes.

Na assembleia de Varna (Bulgária), onde António Belmar da Costa foi reeleito presidente da Ecasba (como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS noticiou oportunamente), foi também aprovada uma nova estrutura de grupos de trabalho do comité europeu. Para além do grupo de trabalho da “e-maritime” exisitem doravante outros três: Alfândegas e Trânsitos, Educação e Formação e Short Sea Shipping e Ambiente.
Fonte: Transportes & Negócios

1 comentário:

Anónimo disse...

Tive o prazer de ter 2h de formaçao com Dr.Belmar, e gostei bastae do seu gosto pela arte...

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES