segunda-feira, 7 de setembro de 2009

PORTO DE SETÚBAL AUMENTA MOVIMENTAÇÃO DE CONTENTORES...


O movimento de contentores no porto de Setúbal tem vindo a crescer de forma sustentada - registou um aumento de 84% em 2008 e continua a crescer no primeiro semestre de 2009, em relação a igual período de 2008, refere a APSS, acrescentando que com a entrada em funcionamento da nova máquina de papel da Portucel se prevê um aumento significativo do movimento de contentores nos próximos anos e um reforço das linhas regulares que já escalam o porto o movimento de mercadorias. Outra nota digna de realce é o facto de aquele porto ter já atingido "a marca de 11% de utilização da ferrovia, para o que contribuiu fortemente o incremento do movimento de contentores por ferrovia, que a APSS pretende cada vez mais incentivar. Este incentivo vai também ao encontro das políticas europeias e nacionais de transportes que apontam para a necessidade de incrementar o uso da ferrovia nas ligações terrestres, reduzindo o impacto ambiental dos transportes e ajudando a descongestionar as estradas, bem como, a reduzir a poluição".

… e alarga o hinterland pela via ferroviária

O porto de Setúbal alargou o seu hinterland com os novos serviços de ligação ferroviária diária de contentores entre o Terminal Multiusos Zona 2 (TMS2), gerido pela Sadoport e o Parque logístico da Bobadela, que se tornou o seu porto seco e a sua entrada na Zona Norte da Área Metropolitana de Lisboa (AML).
Com a actual oferta alargada de linhas regulares de contentores, o porto de Setúbal é uma oportunidade para as empresas que pretendam enviar mercadorias por contentor para África, designadamente Cabo Verde, Guiné e Angola, dispondo de um terminal sem congestionamento, onde os contentores que são entregues pelos clientes na Bobadela, chegam rapidamente por comboio ao terminal TMS2, sem atravessamento de zonas urbanas, e daí embarcam com facilidade e custos reduzidos rumo ao seu destino.

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