quarta-feira, 25 de março de 2009

DIA DO PORTO DE AVEIRO COM PROGRAMA COMPLETO

O porto de Aveiro prepara um programa ambicioso para assinalar, no próximo dia 3 de Abril, o Dia do Porto - um colóquio internacional, a apresentação pública da webização do Arquivo Histórico-Documental (AHDAPA), um concerto musical e o lançamento de um CD.O colóquio “Portos com História – Arquivos Portuários Ibéricos: Desafios para o Séc. XXI”, vai realizar-se no Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo, tendo o seu início previsto para as 15:00. No primeiro painel, intitulado “Arquivos portuários em Espanha” e moderado por Inês Amorim, Ana Espina, Responsável pelo Arquivo e Documentação do Porto de Gijón, Espanha, abordará o tema “O Porto de Gijón e a gestão do seu Arquivo e Documentação”; Cláudio Gruber Fraysse (gerente, CGF. Digitastur, Espanha), tratará do “Processo de Digitalização de Documentos Históricos”. O primeiro painel encerra com a intervenção de Ana Mojarro Bayo (responsável pelo Arquivo e Biblioteca do Porto de Huelva). A especialista detalhará o funcionamento dos serviços que dirige. Segue-se debate. No segundo painel falar-se-á dos arquivos portuários em Portugal. Silvestre Lacerda, director-geral do Arquivo Nacional – Torre do Tombo, abre o painel com intervenção a que seguirá viagem pelo Arquivo Histórico-Documental do Porto de Aveiro. “O Arquivo Histórico-Documental do Porto de Aveiro – Passos de um percurso recente”, é o tema a apresentar por Manuel Couto, Nuno Costa e Jorge Macieirinha (responsáveis pela análise e inventariação naquele arquivo). Os três especialistas deter-se-ão sobre o trabalho de descrição dos fundos manuscritos, iconográficos e cartográficos. A apresentação pública da webização do Arquivo Histórico-Documental estará a cargo de Dinis Manuel Alves, responsável pelo processo. A concluir, Inês Amorim falará sobre os desafios futuros do AHDAPA.
O programa nocturno começa com o lançamento do CD “Mar da Alma”, obra que reproduz o registo fonográfico do espectáculo de encerramento das comemorações do Bicentenário da Abertura da Barra de Aveiro, espectáculo realizado a 20 de Setembro do ano passado no Centro Cultural de Ílhavo. E será também este espaço a acolher o programa nocturno da edição de 2009 do Dia do Porto de Aveiro. A apresentação do CD encerrará com o Coro Final da obra “Mar da Alma”, de Rui Paulo Teixeira, entoado pelo Grupo Coral da Casa de Pessoal do Porto de Aveiro.
Segue-se a “Oratória Jefté”, de Giacomo Carissimi, obra executada pelo Coro de Vozes Vivas com instrumentos e solistas.
Os bilhetes para o concerto podem ser solicitados para marketing@portodeaveiro.pt ou através dos telefones: 234393339/418.
Fonte: Cargo News

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES