domingo, 21 de junho de 2009

NAVIO SEMISUBMERCIVEL (SWIFT)


Vemos as manobras de aproximação do navio semisubmersível "Swift" ao porto de Santa Cruz de Tenerife, com a ajuda de três remolcadores (os V.B. Canárias, Tenerife e Balear com uma potência conjunta de 15.000 CV). Estas manobras duraram mais de uma hora e foram coordenadas por dois pilotos. Apreciamos como no antepuerto o navio gira 180º para ficar proa para o Norte, facilitando sua posterior saída.




A altura das duas plataformas superam os 75 mts. As torres de perforación abatidas em 90º superam os 60mts, que acrescentadas à considerável boca do navio, obrigaram a reduzir a uma sozinha via de circulação durante as doze horas que o navio estará em porto (normalmente o largo da dársena permite se cruzar comodamente dois barcos em sentido contrário)


O navio procede de Batu Bessar em Indonésia e dirige-se a Rotterdam (para mais tarde incorporar-se a trabalhos de extração no Mar do Norte). Possui um comprimento de 183 mts, boca de 32 mts e desloca 23.000 tons. Este cargueiro especializado pertence ao grupo Dockwise, e depois de fornecer-se com 1.200tons de fuel e 200 de diesel partiu esta madrugada às 0200h.


Faça clique nas imagens para aumentar

(©) Images and text Copyrights; Imagem e texto com direitos: Antonio Sáez, Tenerife.


2 comentários:

Anónimo disse...

Por alguma razão, me fascina cada vez mais o shipping

brutal mesmo.

abraço

JOSÉ MODESTO disse...

Olá Miguel.
De facto impressionante este navio.
Já tive a oportunidade de o vêr pessoalmente na Holanda.
Aliás País onde acolhe este tipo de navios.

Saudações Marítimas
José Modesto

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES