sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

ANGOLA



Porto de Luanda livre de congestionamento de navios

Luanda – A direcção do Porto Comercial de Luanda reduziu, de Abril a Agosto do corrente ano, de 80 para sete navios em espera ao largo da costa, ultrapassando a problemática de congestionamento que constituiu uma das maiores preocupações e desafios da empresa em 2009.

A informação foi prestada hoje (quarta-feira), em Luanda, pelo Presidente do Conselho de Administração do Porto Comercial de Luanda, Sílvio Vinhas, durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano ao colectivo de trabalhadores da empresa e das sociedades gestoras dos terminais portuários.

Segundo o responsável, contribuíam para o descongestionamento do porto a aprovação do regulamento de tarifas portuárias, a criação de mais três cais, a utilização de 13 barcaças e a entrada em funcionamento de mais um terminal de segunda linha.

O desvio de alguns navios como alternativa operativa para o porto do Lobito e a melhoria dos níveis de produtividade dos terminais portuários foram outras das acções que possibilitaram a fluidez do tráfego de contentores e mercadorias no porto de Luanda, acrescentou.

Ainda sobre os terminais, o gestor realçou a continuidade dos investimentos nestas infra-estruturas, com destaque para as obras de pavimentação do terminal de carga geral, o qual resultou na entrega, numa primeira fase, de um cais de 292 metros completamente recuperado.

Quanto ao terminal polivalente, obras de melhorai decorrem na pavimentação do parque, tendo sido já concluída a reparação de um cais de 132 metros, ao passo que no terminal de contentores foram adquiridos duas gruas móveis de cais com capacidade operativa de pelo menos 30 contentores/hora.

“Estas acções nos terminais baseiam-se no cumprimento dos contratos de concessão com obrigações de investimentos na ordem de 130 milhões de dólares norte-americanos, cuja realização se cifra já na ordem de Usd 52 milhões”, esclareceu Sílvio Vinhas.

Como perspectivas, o gestor indicou que, entre outras acções, prevê-se a inauguração do guiché único, a continuidade dos trabalhos de reabilitação da rede eléctrica do porto, e a conclusão da reabilitação das linhas férreas no interior do recinto portuário, no primeiro semestre de 2010.

Na cerimónia, prestaram também cumprimentos aos trabalhadores, além do Presidente do Conselho de Administração, os administradores para as áreas comerciais e de fiscalização ambiental.

Fonte: Angop

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES