domingo, 9 de maio de 2010

BELMAR DA COSTA - OPINIÃO

AGEPOR-10º.ANIVERSÁRIO
---

Abusando um pouco da visibilidade desta tribuna, e mesmo correndo o risco de ser acusado de parcial, por estar a defender causa própria entendi, que o décimo aniversário que a AGEPOR completa este ano, merecia que lhe dedicasse algumas linhas.
Percebendo as vantagens de ter uma Associação Nacional que acrescentasse valor e peso à resultante da soma das Associações Regionais então existentes, os Agentes de Navegação portugueses conseguiram em 2000, por a navegar, um projecto e um anseio que já há muito perseguiam. A AGEPOR teve o seu baptismo e foi “lançada à água”.
Como linha de rumo e factor de união, foi importante garantir que a sua estrutura e conduta obedeceriam a um princípio que assentava numa lógica de centralizar, descentralizando, por forma a falar a uma só voz, mas sempre considerando, respeitando e apoiando as diferenças e especificidades de cada região.
Como estratégia imediata e objectivos de médio prazo definiu-se que seria dada importância e prioridade à consolidação da Associação Nacional, ao seu reconhecimento como referência no Sector e finalmente que se iria procurar ajudar o Governo e o poder politico a ter uma estratégia para o Sector Marítimo Portuário.
Para a consolidação da Associação Nacional, ficou desde logo definido, e tem vindo a trabalhar-se continuamente na credibilização da estrutura da Associação e na obtenção de melhores condições de trabalho e prestação de serviços de e para os Associados.
Para tornar a AGEPOR institucionalmente reconhecida, e uma referência para o Sector definiu-se a necessidade de um elevado grau de participação a todos os níveis, recorrendo a uma proactividade constante e construtiva junto das Entidades, parceiros económicos e comunicação social do Sector, sempre com a preocupação de, em equipa, fazer crescer a actividade.
Para ajudar o Governo e o poder politico a ter uma estratégia para o Sector, constatou-se a necessidade de dar a conhecer um conjunto de actividades e um Sector que era completamente desconhecido pelos políticos, e priorizou-se a proposta da construção de uma estratégia, “oferecendo” o saber e experiencia acumulados, pelos Agentes de Navegação, ao longo de séculos de actividade, para ajudar o Governo nessa tarefa. Para melhor corporizar este objectivo foi decidido elaborar um documento que se enviou a todos os partidos, com assento na Assembleia da República, e que teve como titulo: “O Mar como factor de Progresso para o País”, onde se chamava a atenção para o pouco relevo que o Mar e a economia do Mar assumiam na orgânica e nas prioridades dos Governos, que não percebiam, nem potenciavam todo o valor nele contido.
Passados que são dez anos, sabendo que ainda falta construir muito e tendo bem presente que o processo nunca acaba, necessitando constantemente de uma readaptação e aperfeiçoamento, gostava de partilhar, com quem me lê, a minha alegria e enorme satisfação por em Abril de 2000 ter abraçado esta causa e aceite este desafio. É também altura de agradecer a todos, e foram tantos, que me ajudaram a, em conjunto com os meus colegas e Direcções que presidiram ao rumo da AGEPOR, conseguir que o Projecto que os Agentes de Navegação Portugueses lançaram á água, há uma década atrás, continue actual e no bom caminho.
Acabo reconhecendo que o Mar poderá não ser, ainda, o factor de progresso que o País necessita, mas não tenho dúvidas que estamos bem mais perto do objectivo traçado quando há uma década atrás entendemos lançar esse “aviso à navegação”.
Fonte: António Belmar da Costa - Director Executivo

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES