quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

VIA VERDE CHEGA AO SECTOR DOS PORTOS


Via Verde chega ao sector dos portos
A Via Verde, sistema de pagamento automático desenvolvido pela Brisa, está a chegar aos portos, refere o Diário Económico desta segunda-feira.
A Brisa fez parcerias com as administrações dos portos de Leixões e de Lisboa visando o controlo automático dos camiões que transportam contentores. O sistema vai ser testado no terminal de Alcântara, adianta a mesma fonte.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Diário Digital

CONHECER LEIXÕES


PORTO DE LUANDA PREVÊ AUMENTO DE 10% NO MANUSEAMENTO DE CONTENTORES

O Porto de Luanda, Angola, prevê que a movimentação total de cargas no próximo ano ascenda a 6,6 milhões de toneladas, mais 10% do que o último ano completo, 2007, afirmou hoje o presidente da empresa gestora.
Sílvio Vinhas, citado pela agência de notícias Angop, adiantou que, para que seja alcançado o objectivo da Porto de Luanda EP, serão necessárias medidas de descongestionamento do porto da capital durante o primeiro trimestre de 2009.Entre as medidas já propostas está o agravamento de tarifas portuárias, particularmente de armazenagem, na principal infra-estrutura portuária do país, referiu.O objectivo deverá ainda passar pela maior utilização do Porto Seco, do cais de 300 metros em construção, aumento da produção pelos operadores dos terminais e do processamento de mercadorias pelos importadores. Por dia, cerca de 35 navios são obrigados a estacionar na Baía de Luanda, à espera de vaga para atracagem.Segundo previsões recentes da própria empresa gestora, o porto da capital angolana entrará em ruptura em 2015, ano em que deverá já estar a funcionar o novo porto, cerca de 30 quilómetros a norte de Luanda.O plano estratégico 2006/2010 para o actual porto prevê investimentos de 105 milhões de dólares, nomeadamente na construção de um novo terminal de contentores com 300 metros de cais e capacidade para 4.000 contentores.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Oje

domingo, 28 de dezembro de 2008

CONHECER LEIXÕES


CABO VERDE RECEBE $ 23 MILHÕES DA CHINA


Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo chinês vai at ribuir a Cabo Verde 23 milhões de dólares americanos para financiar a aquisição de scanners de contentores para os portos da Praia, São Vicente e Sal, entre outros projectos, soube a PANA sexta-feira de fonte oficial.Este financiamento será feito nos termos de três acordos assinados sexta-feira, na Praia, pela ministra cabo-verdiana das Finanças, Cristina Duarte, e pelo embaixador da China em Cabo Verde, Wu Yanshan.Destes três documentos assinados, o primeiro respeita a uma doação da China a Cabo Verde no valor de sete milhões e 300 mil dólares, enquanto o segundo versa sobre um empréstimo concessional de 12 milhões e 700 mil dólares americanos com juros bonificados.O terceiro acordo constitui um empréstimo sem juros no valor de três milhões de dólares americanos.Segundo Cristina Duarte, a aquisição dos scanners de contentores visa tornar mais efectivo e eficiente o controlo das mercadorias e contribuir assim para uma maior segurança do país.Os acordos rubricados contemplam ainda os sectores do Desporto, com o financiamento para a construção de um Estádio Nacional; e da Saúde, com o financiamento da construção da nova Maternidade e Central de Consultas do Hospital Central da Praia.Na ocasião, a governante cabo-verdiana sublinhou o facto de este acto ser já uma rotina no relacionamento do arquipélago com a China, uma vez que, explicou, a China vem apoiando Cabo Verde de "forma persistente" em sectores estratégicos e prioritários da sua economia.O arquipélago de Cabo Verde já entrou na segunda fase do relacionamento com a China, com a abertura do país a interesses privados chineses, “que mais uma vez, se casam com os interesses nacionais”, destacou.Referiu-se, ainda, a outros projectos em curso no país que têm o aval da China, nomeadamente, o da governação electrónica.Os dois países estabeleceram relações diplomáticas a 25 de Abril de 1976, tendo, a partir dessa data, a cooperação entre si continuado a crescer e a diversificar-se até a China transformar-se hoje num dos mais importantes parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde.Fontes oficiais na capital cabo-verdiana sublinham que a diversificação da cooperação sino-cabo-verdiana estende-se agora à cooperação financeira, com a cessão de empréstimos concessionais, o que vem lançando as bases para uma parceria estratégica, com outras mais valias e potencialidades a serem exploradas.Neste momento, decorrem também negociações entre os governos dos dois países com vista a transformar Cabo Verde num dos cinco entrepostos que a China pretende implantar em África para reforçar as suas relações económicas e empresariais com países africanos.

Informação colhida através de / Text Copyrights: Panapress.com

CONHECER LEIXÕES


CHINA - TAIWAN


Os funcionários da parte continental da China e de Taiwan estão estudando os arranjos práticos do transporte marítimo direto através do Estreito de Taiwan, a fim de evitar uma concorrência excessiva, revelou segunda-feira um alto funcionário da parte continental em Taipei.
O transporte marítimo direto entre os dois lados do Estreito será iniciado na próxima segunda-feira, assegurou Hu Hanxiang, presidente da Associação para os Intercâmbios de Transporte Marítimo através do Estreito de Taiwan, com sede na parte continental, que se encontra em Taiwan desde terça-feira passada, liderando uma delegação continental.
As duas partes concordaram em uma participação igual e uma concorrência ordenada no negócio.
Na parte continental existem mais de 4,4 mil companhias de transporte marítimo. "Todos querem participar dos negócios através do Estreito, mas haverá riscos de uma excessiva concorrência", explicou Hu.
"Decidiremos a quantidade das empresas de transporte marítmo que irão participar, de acordo com a situação do mercado, que incluirão algumas empresas pequenas", assinalou.
A Associação de Relações entre os Dois Lados do Estreito de Taiwan (ARATS, siglas em inglês), com sede na parte continental, e a Fundação para os Intercâmbios através do Estreito (SEF, em inglês), com sede em Taiwan, atingiram o acordo de transporte marítimo direto durante uma reunião realizada em Taipei em 4 de novembro.
Segundo o acordo, a parte continental abrirá 48 portos marítimos e 15 portos fluviais, enquanto que Taiwan abrirá 11 portos.
Desde de 1949, os navios da parte continental e da ilha devem navegar primeiro a um terceiro lugar, pois não existia conexão direta de transporte marítimo entre ambos os lados.
O Ministério do Transporte da China decidiu intensificar a força de resgate marinho no Estreito de Taiwan antes do lançamento do transporte marítimo direto, na próxima segunda-feira.
O funcionário do ministério, Zheng Jian disse terça-feira que mais um navio de resgate será desdobrado nas águas do sul do Estreito, o que aumentará o número total dos navios de missão para cinco. Um dos quatro navios em serviço na área será modernizado para a melhoria da sua capacidade.
Zheng disse que o desdobramento de navios tem o objetivo de realizar operações de resgate oportunas em caso de naufrágio ou outros acidentes marinhos no Estreito.
O acordo de transporte marítimo direto foi alcançado em uma reunião entre a Associação de Relações Entre os Dois Lados do Estreito de Taiwan (sigla em inglês, ARATS), com sede na parte continental e a Fundação para os Intercâmbios através do Estreito (sigla em inglês, SEF), com sede em Taiwan, em 4 de novembro.
Segundo o acordo, a parte continental viabilizará 48 portos marítimos e 15 de rios enquanto Taiwan abrirá 11 para o transporte direto. Desde 1949, as viagens entre os dois lados precisam passar por um terceiro lugar.
Informação colhida através de / Text Copyrights: China on Line.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

POSIÇÕES PAUTAIS:


Quantas vezes pegamos no telefone ligamos para o nosso despachante e perguntamos:
Mas afinal qual é a posição pautal da mercadoria?
Pois bem, agora fica mais fácil vão ao site acima referênciado e lá encontram a (s) solução (es).

PORTO DE AVEIRO CRESCE 10%




O Porto de Aveiro cresceu mais de 10 por cento em Setembro, registando 292.257 toneladas de mercadorias movimentadas Segundo a APA – Administração do Porto de Aveiro, “este foi o melhor Setembro de sempre uma vez que, tradicionalmente, é o mês mais fraco do ano”.

Informação colhida através de / Text Copyrights: Porto de Aveiro

CONHECER LEIXÕES


terça-feira, 23 de dezembro de 2008

NATAL

MEL NA BOCA



Mais do que nenhuma outra festividade, S. Francisco de Assis celebrava com inefável alegria o nascimento do Menino Jesus e chamava festa das festas ao dia em que Deus, feito Menino, se amamentava como todos os filhos dos homens.
Beijava mentalmente, com esfomeada avidez, as imagens do Menino que o espírito lhe construía, e, d’Ele entranhadamente compadecido, balbuciava palavras de ternura, à maneira das crianças.
E o seu nome era para ele como um favo de mel na boca.

Tomás de Celano
A Todos os Colegas Amigos respectivas familias desejos de BOM NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO
Sempre com os três Ingredientes Especias:

SAÚDE – AMOR – PAZ

HAMBURG SÜD


O armador Hamburg Sud vai fortalecer a sua presença no Mediterrâneo com o estabelecimento de duas agências próprias no Sul de Itália no Egipto a partir do próximo dia 1 de Janeiro de 2009. Localizada em Salerno, a Hamburg Sud South Italy (HSASI) é o resultado de uma joint venture entre a HS e o Grupo Gallozi. Quando HSASI começar a operar em Janeiro, os antigos agentes Costa Container Lines, a Costamar e da Hamburg Sud, a Joint Maritime Agencies irão deixar de trabalhar para o armador no sul de Itália no final do ano. Com sede em Alexandria, a Hamburg Sud Maritime Agencies Egypt é também uma joint venture entre a Hamburg Sud, a Tabadol e a Mesco. Os Parceiros da JV Partners – Tabadol e Mesco trabalharam durante muitos anos como agentes de navegação para a Hamburg Sud e Costa Container Lines. Há cerca de um ano o armador ao comprou a Costa Container Lines tendo sido o responsável pelo “rebranding” às suas linhas de operação.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Transportes on Line

CONHECER LEIXÕES




segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

PHP E EVERGREEN TROCAM POSIÇÕES EM TERMINAIS EUROPEUS


A operadora portuária Hutchison Port Holdings (HPH) confirmou ter chegado a acordo com o armador Evergreen para a aquisição de uma parte do capital social do Taranto Container Terminal Spa (TCT). A HPH pretende realizar um acordo de troca de posições - a Evergreen cede uma quota do TCT em troca de uma participação minoritária nos terminais London Thamesport (LTP), em Londres, e ECT Delta, em Roterdão.Esta operação permitirá à HPH passar a dispor de um centro de transhipment próprio no Mediterrâneo central, enquanto que o grupo armador de Taiwan passará a dispor de participação societária em dois importantes terminais de contentores no norte da Europa.

Informação colhida através de / Text Copyrights: cargo News

CONHECER LEIXÕES




R.P.CHINA FINANCIA GRANDES OBRAS EM ANGOLA


R.P. China vai reforçar o financiamento da construção de infraestruturas de transportes em Angola, incluindo o novo aeroporto da capital Luanda. A "garantia" foi dada ao presidente José Eduardo dos Santos, que hoje terminou uma visita oficial a Pequim.

Graças ao seu petróleo, Angola é hoje o maior parceiro comercial da R.P. China em África e dezenas de grandes empresas chinesas estão envolvidas na "reconstrução nacional" daquele país.

"Angola, como parceiro estratégico da China, tem sabido honrar os seus compromissos económicos e financeiros, tendo por essa razão obtido do governo (chinês) a garantia de que irá corresponder à solicitação feita para a concessão de novos créditos", diz uma nota oficial angolana citada pela agência noticiosa Angop.

Esses créditos, cujo montante não foi especificado, "irão permitir a execução dos principais projectos estruturantes da economia angolana", entre os quais a construção "de vias férreas", "portos" e do novo aeroporto internacional "com capacidade para receber 15 milhões de passageiros por ano", acrescenta o documento.

Segundo a mesma fonte, em 2007, o valor das trocas comerciais bilaterais ultrapassou os 20 mil milhões de dólares (14,2 mil milhões de euros ao câmbio actual) e o número de barris de petróleo importados diariamente de Angola pela China atingiu os 3,19 milhões.

Um alto funcionário chinês já tinha admitido a disposição da R.P. China de reforçar a sua linha de crédito a Angola, estimada actualmente em cerca de cinco mil milhões de dólares (3,57 mil milhões de euros).

"Estamos a planear expandir a nossa cooperação com o Ministério angolano das Finanças", disse o presidente do Eximbank, Li Ruobu, no final de um encontro com o chefe de Estado angolano, ontem à noite. O Eximbank, um banco estatal criado em 1994, sob a tutela directa do governo de Pequim, é o principal financiador dos mais de 200 projectos de construção em que a China está envolvida em África.

A primeira linha de crédito da R.P. China para Angola, de dois mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros), foi aberta pelo Eximbank em 2004 e reforçada em 2006, durante a visita a Luanda do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao. Trata-se de um empréstimo destinado a apoiar as empresas chinesas que investem em Angola e cuja divida é paga em petróleo.

Pelas contas do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, organismo com sede em Macau, criado em 2003, nos primeiros nove meses deste ano o comércio sino-angolano somou 20,8 mil milhões de dólares (16,5 mil milhões de euros), um aumento de 126,2% em relação a igual período de 2007.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Transportes & Negócios

domingo, 21 de dezembro de 2008

TERMOS USADOS NO SHIPPING

Chegou ao fim a série TERMOS USADOS NO SHIPPING haverá mais e no futuro espero divulgar á medida que os mesmos surjam.
No Shipping tudo acontece muito rápidamente, tenhamos a atenção do seguinte: Nenhuma segunda Importação ou Exportação é igual á primeira.
Quando não sabemos algo, o melhor é sempre perguntar.
Dois colegas pensam melhor que um.

CONHECER LEIXÕES

A partir de segunda feira, iniciarei uma publicação de fotos no meu blogue sobre o Porto de Leixões.
Pergunta-se:
Será que conhecemos o Porto de Leixões?
A não perder.

TERMOS USADOS NO SHIPPING

FREIGHTER:
Navio cargueiro.

sábado, 20 de dezembro de 2008

R.P.CHINA ADOPTA "REGRA DAS 24 HORAS"

A partir de 1 de Janeiro próximo, as cargas com origem/destino nos portos chineses terão de ser declaradas à Alfândega local até 24 horas antes do embarque.

As autoridades da R.P. China decidiram adoptar a “regra das 24 horas” no manifesto das cargas marítimas com origem/destino no país.

As novas regras aplicar-se-ão igualmente a todas as cargas que façam transbordo nos portos chineses (à excepção do porto de Hong Kong).

Os dados exigidos pelas autoridades chinesas terão de ser transmitidos para as respectivas alfândegas, por via electrónica, até 24 horas antes do carregamento das mercadorias nos navios com origem ou destinados à R.P. China

TERMOS USADOS NO SHIPPING



FREIGHT FORWARDER:

Agente de fretes. É um indivíduo ou companhia, que actuando em nome do expedidor, arranja todos os detalhes necessários de embarque e documentação, o que inclui a utilização dos serviços de um transportador principal (carrier of carriers).

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

CMA CGM E CSCL REDUZEM CAPACIDADE



O abrandamento das trocas entre o Extremo Oriente e o Norte da Europa continua a fazaer “vítimas”. Seis meses após o seu lançamento, o FAL4, operado conjuntamente pela CMA-CGM e pela China Shipping, vai ser suspenso.

A suspensão do serviço libertará navios e será aproveitada pela CMA-CGM para, num efeito de cascata, adaptar a oferta de capacidade noutros serviços. Assim, os quatro navios de 9 700 TEU com que o armador francês participava no FAL4 passarão a operar no FAL1, libertando navios de 8 500 TEU, que substituirão seis navios de 6 500 TEU do FAL3, que por sua vez passarão para o serviço EPIC entre a Índia e a Europa.

Os portos servidos até aqui pelo FAL4 passarão a ser escalados pelos restantes serviços da CMA-CGM. São os casos de Nansha, na R.P. China, e de Zeebrugge, que passarão a ser servidos pelo FAL3, que também voltará a escalar Hamburgo.
Em Julho, quando avançou com a criação do FAL4, a CMA-CGM anunciou para o Outono do próximo ano o lançamento do FAL5. Agora os seus responsáveis escusam-se a dizer se mantêm esse projecto, mas os acontecimentos recentes deixam pouca margem para dúvidas.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Transportes & Negócios

O CONTENTOR


O shipping está em todo lado, e navegando na net encontrei um blogue que divulga essa nobre ARTE: O Shipping



TERMOS USADOS NO SHIPPING


MANIFEST:
Manifesto. Documento contendo uma relação de todos os conhecimentos de embarque, com seus principais detalhes, relativa às diversas cargas embarcadas no navio num determinado porto ou numa aeronave num aeroporto

ESTIVADOR - PORTUÁRIO

docker
a person who works in the docks
Arabic:عامِل في رَصيف السُّفُن
Chinese (Simplified):码头工人
Chinese (Traditional):碼頭工人
Czech:dokař, přístavní dělník
Danish:dokarbejder
Dutch:havenarbeider
Estonian:dokitööline
Finnish:satamatyöläinen
French:débardeur, *-euse
German:der Hafenarbeiter
Greek:λιμενεργάτης
Hungarian:dokkmunkás
Icelandic:hafnarverkamaður
Indonesian:kuli pelabuhan
Italian:portuale, scaricatore di porto*
Japanese:港湾労働者
Korean:항만 노동자
Latvian:dokeris
Lithuanian:dokininkas
Norwegian:dokkarbeider, sjauer
Polish:doker
Portuguese (Brazil):estivador
Portuguese (Portugal):estivador
Romanian:docher
Russian:докер
Slovak:robotník v doku, dokárS
lovenian:delavec v pristanišču
Spanish:estibador
Swedish:hamnarbetare
Turkish:liman işçisi
Informação colhida no Blogue:
É um Excelente blogue que divulga a nossa arte, bons filmes,boas fotografias, artigos interessantes dão voz á ARTE do Shipping.

PORTO DE BARCELONA CONGELA TAXAS

Para ajudar as empresas a enfrentar a crise, a Administração do Porto de Barcelona (APB) decidiu manter para 2009 os valores das taxas e tarifas cobradas a quem opera no porto catalão.

Em termos práticos, a administração portuária decidiu aplicar uma taxa de correcção de 0,98% às taxas que incidem sobre os navios, as mercadorias e os passageiros.

Na mesma linha, os dirigentes da APB decidiram manter as tarifas cobradas em 2008 pelos serviços comerciais prestados pela autoridade portuária, casos do armazenamento, do PIF (Posto de Inspecção Fronteiriço), do abastecimento de água e electricidade aos navios e a instalações fixas, serviços aos navios de cruzeiro e aos passageiros, a limpeza das esplanadas ou o estacionamento dos camiões.

Estas medidas custarão aos cofres da APB a perda de cerca de dois milhões de euros de receitas.

O Orçamento de Estado espanhol para o próximo ano prevê uma actualização das taxas e tarifas portuárias de 2%.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Transportes & Negócios

Também em Espanha, a Adif, gestora da infraestrutura ferroviária, estará igualmente a ponderar não actualizar o tarifário para 2009, de forma a impulsionar o tráfego de mercadorias por comboio.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

ANIVERSÁRIO DO BLOGUE

Shipping is My Life

É com imenso prazer, que saúdo o 1º aniversário do blogue do meu colega e companheiro de profissão José Modesto.
Não é a toa que o slogan que escolheu, para colocar justamente abaixo do seu nome, tem o lema “shipping is my life”. Com efeito, sempre ouvi dizer por quem abraça esta profissão, e se dedica às questões do shipping, que depois de se ser mordido por este “bichinho” se apanha esta doença para toda a vida.
Aconteceu ao José Modesto justamente o que me aconteceu a mim e a tantos outros companheiros, que teimosamente continuamos a ver no Mar um recurso e uma vantagem competitiva do País, que infelizmente continua a ser muito malbaratada nas últimas décadas.
É no entanto da mais elementar justiça realçar que o José Modesto ao apanhar esta “doença”, entendeu não a guardar para si só, como tantos nós o fizemos, mas antes, de uma forma altruísta, resolveu partilha-la connosco, que também estamos interessados pela mesma causa, através de um blogue, bem construído, com interesse e sobretudo com muito amor e trabalho.
Resta-me pois, como um dos beneficiados quotidianamente pelo acervo e interesse do que vem publicando, dar-lhe os meus parabéns, entusiasma-lo a continuar e dizer-lhe Bem – Haja.

António Belmar da Costa
Director Executivo da AGEPOR


AGEPOR - Associação. Agentes de Navegação de Portugal/Portuguese Shipping Agents Association
Director Executivo / Executive Director
http://www.blogger.com/www.agepor.pt

ECASBA - European Community Association of Ship Brokers and Agents
Chairman
http://www.blogger.com/www.ecasba.com

Short Sea Promotion Centre - Portugal
Executive Director

Tel: +351 213420988
Mob: +351 917235262
Fax: +351 213421895
Gare Maritima da Rocha
Rocha do Conde de Óbidos 1º
1350-352 Lisboa

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

MSC REDUZ CAPACIDADE NA ÁSIA-EUROPA

A Mediterranean Shipping Company (MSC) vai reduzir em dois mil TEU a oferta de capacidade seminal nas ligações entre o Extremo Oriente e a Europa. O Lion Service, que escala Sines, passará a ser operado por dez navios com capacidade entre os 6 500 e os 8 100 TEU.

A reestruturação agora anunciada pelo armador helvético é justificada pela necessidade de adaptar-se à actual situação de crise. A aposta vai no sentido da racionalização das escalas e da utilização de navios de maior dimensão (até aos 11 500 TEU).

O serviço Tiger será suspenso, levando à retirada de nove navios de 6 500 TEU. Em compensação, todos os outros navios serão reajustados, seja na rotação de portos, seja na quantidade e dimensão dos navios utilizados.

No caso do Lion Service, que desde o início do ano escala Sines à importação, sendo o português o primeiro porto europeu a ser tocado, mantém-se a rotação actual (é a única a manter-se), passando a ser servido por dez navios de 6 500 a 8 100 TEU.

Em todos os demais serviços há um rearranjo das escalas e da oferta de capacidade. Alterações que se combinam com o incremento dos serviços feeder no Mediterrâneo e Mar Negro.

No total, o corte de capacidade anunciado para as ligações Extremo Oriente – Europa é de 2 000 TEU semanais.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Transportes & Negócios

PORTO DE LISBOA "AFUNDA" EM NOVEMBRO


Em Novembro, o porto de Lisboa movimentou pouco mais de um milhão de toneladas, menos 15% do que em igual período de 2007. Desde o início do ano, o saldo é negativo em mais de 400 mil toneladas, ou 3%.

O abrandamento da actividade económica está a fazer mossa nos números dos portos nacionais. O de Lisboa foi o primeiro a anunciar os resultados de Novembro, que evidenciam uma quebra quase generalizada do movimento de mercadorias. A excepção são os granéis líquidos, a subirem 44% para as 129 mil toneladas, essencialmente por causa do aumento das descargas de produtos refinados.

Na carga geral, a quebra foi de 12%, com a carga contentorizada a ceder quase 10% para as 389 mil toneladas. O movimento de contentores quebrou 8%.

Nos granéis sólidos, o recuo foi de 24% para as 371 mil toneladas.

O porto de Lisboa chegou assim ao final de Novembro com uma quebra de 3,3% no movimento de mercadorias: 12,5 milhões de toneladas este ano, 12,9 milhões no ano passado.

A carga contentorizada ainda está ligeiramente acima da linha de água, com um ganho de cerca de 30 mil toneladas num total de 4,2 milhões, e compensa a quebra de 17% na carga geral fraccionada.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Transportes & Negócios

CHINESES FESTEJAM CRIAÇÃO DE LAÇOS ENTRE TAIPÉ E PEQUIM





Uma nova era nas relações entre os dois lados do estreito de Taiwan foi iniciada nesta manhã com o estabelecimento de serviços permanentes marítimos, aéreos e postais entre a China continental e a ilha de Taiwan'', festejou a edição desta segunda-feira (15) do site chinês China Daily.
O fim de aproximadamente seis décadas de bloqueio em laços diretos imposto por Taipé, principal cidade de Taiwan, é amplamente considerado como o fortalecimento dos crescentes laços economicos entre os dois lados do estreito e befeficia milhões de pessoas de ambas as margens.
Políticos importantes, como o líder taiwanês Ma Ying-jeou e o presidente honorário do Kuomintang (KMT) Lien Chan, comparecerão a cerimônias marcadas em Taiwan e no continente para celebrar o momento histórico.
A China continental e Taiwan estabeleceram ligação direta por ar e mar e serviços postais nesta segunda-feira, após quase sessenta anos de bloqueio por parte de Taiwan.
Os primeiros navios, da Evergreen e da Yang Ming Marine em Taiwan, estavam com partida marcada para a tarde desta segunda-feira para os portos de Kaohsiung e Keelung, na parte continental do país.
Ao mesmo tempo, dois navios das empresas continentais China Shipping e China Ocean Shipping (COSCO) partiram de Xangai e Tianjin.
Wang Yi, ministro dos Negócios do Conselho de Estado de Taiwan, Chen Yunlin, presidente da Associação pelo Relacionamento Entre o Estreito de Taiwan (ARATS) e Lien compareceram à partida do navio da Cosco em uma festividade programada para o fim da tarde.
O navio deve chegar a Taiwan em quatro dias, segundo Liao Xiaoyu, diretor do escritório de Negócios de Taiwan em Tianjin. No passado, um navio precisava tomar uma rota diferente, que demorava sete dias e que tinha de aportar em um porto ''neutro'' antes de chegar ao destino.
Dezesseis vôos de passageiros decolarão do continente e de Taiwan no primeiro dia de vôos diretos comerciais entre os dois territórios, expandindo os vôos charter de fim de semana que foram iniciados em julho deste ano.
A China Southern Airlines será a primeira empresa aérea do continente que operará vôos de carga entre Cantão e Taipé. Mais de 60 aeronaves cargueiras devem sobrevoar mensalmente o estreito, segundo os acordos assinados em 4 de novembro passado.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Diário do Povo on line. China

domingo, 14 de dezembro de 2008

INVESTIMENTOS NO PORTO DE CABINDA


O Porto Comercial de Cabinda ganhou, nos últimos quatro anos, a capacidade de manusear anualmente, uma média de 280.000 toneladas de carga diversa, fruto do investimento realizado, informou sexta-feira, o seu director-geral, Lobo do Nascimento. O responsável do porto de Cabinda fez estas declarações na cidade do Lobito, onde participou no conselho alargado do Ministério dos Transportes, tendo referido que antes donvestimento, que permitiu a aquisição de equipamentos de ponta, o Porto de Cabinda manuseava em média 50 mil toneladas de mercadoria por ano. A ampliação da área para a descarga, segundo o responsável, de 19 mil metros quadrados para 55 mil metros quadrados também constitui um dos elementos essenciais que está a favorecer o trabalho portuário. Lobo do Nascimento disse que a unidade portuária já tem espaço para atracagem de navios de seis metros de calado, facto que está a permitir a descarga de maior quantidade de mercadoria, ao invés de optar pelo porto de Ponta Negra, República do Congo. A título de exemplo, adiantou que a instituição vai receber no próximo dia dia 27 de Dezembro um navio brasileiro de cinco metros e meio de calado e 135 metros de comprimento. Para Lopo do Nascimento, a atracagem de um navio brasileiro, de grande calado, vai marcar a história do porto de Cabinda, justificando assim os investimentos feitos pelas autoridades. O aumento da produção e das receitas resultou também na melhoria das condições dos 310 trabalhadores. “Fruto das boas políticas e uma “saúde financeira regular, temos no Porto de Cabinda uma força de trabalho nova e de qualidade, correspondendo ao actual nível de exigências da empresa”, salientou o director-geral. Lobo do Nascimento acrescentou que em função do grande movimento de navios que atracam no recinto com mercadorias destinadas à quadra festiva, a empresa está a funcionar das 7 às 22 horas.O Porto de Cabinda tem no seu todo um leque de infra-estruturas que servem a empresa na prestação de serviços aos seus clientes.A ponte cais, cuja construção data de 1953, foi reabilitada pela Damem Shippyard no ano de 2004, e o seu tempo de vida útil foi estimado para três a cinco anos. Feita em estacas metálicas porticadas e travadas por vigas metálicas, com vigamento em madeira e pavimento igualmente em madeira, tem uma frente acostável de 124 metros, com calado de quatro metros ao “Zero Hidrográfico” e comporta a atracação de navios de três a cinco mil toneladas de carga.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Jornal de Angola

NWA e GA JUNTAS NO ÁSIA-MEDITERRÂNEO


A partir do próximo dia 23, a New World Alliance e a Grand Alliance vai operar conjuntamente o serviço Ásia-Mediterrâneo Ocidental.

O serviço, na sua versão agora revista, será assegurado por oito navios de cerca de 6 000 TEU, sendo dois da New World Alliance e seis da Grand Alliance.

A nova rotação inclui os portos de Busan, Shanghai, Ningbo, Chiwan, Shekou, Hong Kong, Singapura, Port Klang, Jeddah, Damietta, Génova, Fos, Barcelona, Valência, Damietta, Singapura, Hong Kong e Busan.

A NWA integra a APL, a Hyundai Merchant Marine e a MOL, enquanto a GA compreende a Hapag-Lloyd, a NYK e a OOCL.

Ambas as alianças garantem que o serviço assim reformulado garante os níveis de cobertura geográfica e de transit-times. A verdade, porém, é que este é mais um esforço de racionalização de meios face ao abrandamento das trocas comerciais entre a Ásia-Pacífico e a Europa.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Transportes & Negócios

LIGAÇÃO DIRECTA HAMBURGO-SETÚBAL PELA GRIMALDI LINES


O armador italiano Grimaldi Lines vai passar a oferecer, no início de 2009, ligações directas entre Hamburgo e os portos mediterrânicos, o primeiro dos quais Setúbal. Trata-se do Euro Aegean Service, que aceita todo o tipo de carga rolada, tal como veículos ligeiros, pesados, maquinaria de construção, etc. Com uma frequência semanal, o serviço ligará, a partir do terminal Unikai de Hamburgo, os portos de Setúbal, Valência (Espanha), Livorno, Civitavecchia e Salerno (todos em Itália), Pireu (Grécia), Beirute (Libano), Lattakia (Síria), Gemlik (Turquia) e Alexandria (Egipto).Esta linha Euro Aegean Service da Grimaldi já escalava o porto setubalense, mas o rearranjo das escalas pode fazer toda a diferença. Com efeito, o facto de a linha vir directa de Hamburgo permite transit times que poderão representar significativos ganhos de tempo para os importadores da região e de todo o hinterland, segundo responsáveis portuários ouvidos pela CARGO. Da mesma forma, os exportadores poderão tirar partido do facto de a linha seguir, em escala directa, para o concorrido porto de Valência, que é um dos que dispõe de mais conexões mundiais no mediterrâneo ocidental.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Cargo News

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

TERMOS USADOS NO SHIPPING

BAF:

Tipo de ajustamento que aumenta ou diminui o frete básico. O BAF (Bunker Adjustment Factor) é uma rectificação que depende das tendências do preço do combustível.

PORTO DE PORTIMÃO PROMOVE-SE EM VENEZA

Uma representação conjunta do IPTM e da empresa municipal Portimão Turis vai promover o Porto de Portimão na Seatrade Med, a versão europeia da maior feira internacional de cruzeiros, que se realiza na cidade italiana de Veneza, entre 9 e 11 de Dezembro.
A presença na feira insere-se no stand do Turismo de Portugal e pretende atrair novas rotas europeias até ao Algarve. Em 2008, Portimão recebeu 26 escalas de navios de cruzeiro, prevendo a administração portuária que 2009 traga 35 navios.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Barlavento on line

AGEPOR


O Rosto visivél da Agepor - Associação dos Agentes de Navegação de Portugal.
Agora sim, está perfeitamente identificada e com o rosto visivél, uma mais valia para os seus associados, bem como toda a população.
História em resumo
Com o objectivo de juntar num único organismo todos os Agentes de Navegação de Portugal para uma melhor e mais eficaz defesa e promoção dos interesses deste importante sector, a AGEPOR foi criada a partir da fusão das duas principais Associações sectoriais, a APAN e a AGENOR. Conheça todo processo e a história da criação da Associação Nacional – AGEPOR
Informação e fotos colhida através de / Text Copyrights: www.agepor.pt


quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

MARCO POLO II DUPLICA DUPLICA APOIOS À TRANSFERÊNCIA MODAL

Em 2009, o programa Marco Polo II duplicará para dois euros/500 tkm o montante dos apoios a conceder à retirada de cargas da rodovia. Objectivo: tornar mais apetecível um programa que, reconhece Bruxelas, está aquém dos objectivos.

O reforço dos apoios à transferência modal de cargas, da rodovia para outras soluções de transporte, é uma das medidas preconizadas por Bruxelas para cativar mais operadores potenciais beneficiários do Marco Polo II.

Em Valência, na Conferência Marco Polo, Cristóbal Millán da La Lastra, coordenador do Programa no seio da Direcção-Geral de Energia e Transportes da Comissão, reconheceu que o Marco Polo I e II está abaixo das expectativas europeias, quer no número de candidaturas, quer na transferência modal realmente atingida, quer no montante dos incentivos concedidos.

O Marco Polo II tem um orçamento de 400 milhões de euros para o período de 2007-2013. Um reforço significativo de verbas relativamente ao Marco Polo I. Mas a verdade é que nas seis chamadas anuais já realizadas apenas numa, em 2004, as candidaturas aprovadas esgotaram, o orçamento disponível.

Em 2008, por exemplo, as candidaturas seleccionadas apenas deverão comprometer 37 milhões dos 58 milhões de euros disponíveis.

A próxima chamada será lançada em Janeiro e a selecção dos projectos a apoiar deverá ser conhecida em Julho de 2009.

Ainda este mês, os gestores do Marco Polo deverão apresentar à Comissão Europeia várias propostas de alteração ao regulamento do programa, visando torná-lo mais ágil, mais simples, mais atraente para os promotores, e mais eficaz. Esta revisão estava já prevista, mas o seu âmbito deverá ser agora maior face ao relativo fracasso do programa.

As novas regras, que terão de passar pelo crivo da Comissão, do Parlamento e do Conselho, deverão entrar em vigor em Janeiro de 2010.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Transportes & Negócios

MANICARGAS RENOVA CERTIFICAÇÕES

A Manicargas, operadora de um depot de contentores em Leixões, anunciou a renovação das certificações do responsável operacional do parque e do pessoal das oficinas de reparação de contentores.

De acordo com a empresa, António Cardoso Moreira, responsável operacional pelo depot, renovou em Londres a certificação como inspector de contentores pelo IICL – Institute of International Container Lessors. A Manicargas sustenta ser o único operador português no sector a ter ao seu serviço um quadro com tais habilitações.

Na mesma linha, a empresa renovou a área de reparação de contentores pelo ISQ – Instituto de Soldadurqa e Qualidade.

A Manicargas exerce a actividade de depot de contentores em Perafita, numa área de 35 mil metros quadrados, nas proximidades do porto de Leixões.

Os depots de contentores, pouco conhecidos e reconhecidos são, uma importante mais-valia no apoio à actividade portuária de movimentação de contentores. E o seu papel tenderá a crescer, fruto da cada vez menor disponibilidade (e maior carestia) dos espaços físicos dentro dos perímetros portuários.

Fundada em 1968, a Manicargas foi a primeira empresa dedicada em exclusivo à movimentação de cargas a instalar-se nos portos do Douro e Leixões. Hoje é accionista de referência do TCL e TCGL, respectivamente, concessionários da movimentação de contentores e de carga geral e granéis sólidos no porto nortenho.

A Manicargas integra o Grupo ETE
Informação colhida através de / Text Copyrights: Transportes & Negócios


MOTA-ENGIL E ZALDESA ASSINAM ACORDO

A sociedade Logz Atlantic Hub, detida em 30% pelo grupo Mota-Engil, e a Zaldesa, promotora da plataforma de Salamanca, assinaram, no início da semana passada, um acordo de colaboração para ampliação e gestão da futura plataforma logística de Leixões.Pedro Montalvão, administrador da Mota-Engil Ambiente e Serviços, adiantou ao Login News que “a Zaldesa é um parceiro interessante devido à estratégia que tem desenvolvido em Salamanca”. Segundo adiantou, esta promotora “olha para o porto de Leixões como uma oportunidade e um ponto privilegiado para entrada e saída de mercadorias”, referindo ainda que o grupo Mota-Engil “não tinha nenhum projecto no Norte do país", pelo que considera que esta é "uma localização bastante privilegiada”.Integrada no Plano Portugal Logístico, a plataforma logística de Leixões terá um total de 70ha, divididos em dois pólos, Gatões e Gonçalves, e contará com um investimento de 100 milhões de euros. A sociedade gestora será escolhida pela Administração dos Portos do Douro e Leixões através de um concurso público, com decisão em Março de 2009. Pedro Montalvão está convicto que irá "apresentar uma boa proposta”.A Logz é responsável também pela promoção da plataforma logística do Poceirão, na qual irá investir, segundo o mesmo responsável, 20 milhões de euros em infra-estruturação durante o próximo ano. A 35km de Lisboa, a plataforma do Poceirão contará com uma superfície de 400ha e um investimento de 500 milhões de euros.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Logística Moderna


terça-feira, 9 de dezembro de 2008

TERMOS USADOS NO SHIPPING


CAF:
Tipo de ajustamento que aumenta ou diminui o frete básico. O CAF (Currency Adjustment Factor) é uma rectificação que depende das tendências da taxa de câmbio da moeda corrente em que a tarifa foi estabelecida.

domingo, 7 de dezembro de 2008

ANIVERSÁRIO DO BLOGUE

Passou um ano que foi criado este excelente blogue que divulga o shipping e que tem sido uma grande referência no mundo maritimo. Um ano de muitos outros que ainda estão por vir, pois a experiência de muitos anos relacionados com o mar só poderia nascer um blogue de grande cultura maritima que tem sido transmitida de gereção em geração e tem vindo a ensinar as novas gerações . Este blogue está de parabéns pelo bom trabalho de divulgação da actividade maritima .São os votos de toda a equipa de Sergio@Cruises para a continuação de um bom trabalho que tem sido divulgado no mundo maritimo. Bons ventos .....ruma a bons destinos. Parabéns.

Saudações maritimas
Sergio Ferreira

ANIVERSÁRIO DO BLOGUE

“JOSÉ MODESTO – UM BLOGUE DE SUCESSO”

José Modesto, um experimentado profissional do “Shipping” em boa hora editou o seu blogue, ao qual lhe deu também o seu próprio nome “JOSÉ MODESTO”, e que está a concluir cerca de um ano de existência, pelo que ele está de parabéns pelo excelente trabalho realizado com os vários temas apresentados e ainda pelas excelentes imagens de porta-contentores postadas como motivo de ornamentação do Blogue, nomeadamente aquelas por si fotografadas.
Termos usados no “Transporte Marítimo”, hoje em dia mais apelidado de “Shipping”: características dos navios; esquemas dos vários tipos de navios mercantes, gravuras dos principais portos nacionais, siglas dos vários institutos e organismos oficiais; leituras obrigatórias sobre o transporte marítimo, recentemente publicadas; a história do porto de Leixões e a dos seus memoráveis “titans”; Matosinhos e Leça da Palmeira; palavras e expressões usadas nos portos e navios; recordações – uma família ligada à navegação, a homenagem merecida, nomeadamente a seu pai, com quem tive a grande honra de trabalhar, e sobretudo das noticias do mundo da navegação, particularmente a contentorizada. Estes items e muitos outros postados em “JOSÉ MODESTO”, fazem deste interessante blogue, uma autêntica enciclopédia de pesquisa não só para profissionais do “Shipping”, como para entusiastas de navios e navegação.
O Blogue aniversariante acabou de concluir um embarque de 5.000 visitas, e já está de rota para as 8.000. maneira de me expressar em termos profissionais, pelo que felicito o José Modesto pelo sucesso conseguido.
Rui Amaro – Blogue Navios à Vista:

ANIVERSÁRIO DO BLOGUE

As novas tecnologias impõem que estejamos atentos e consequentemente, sejamos participativos na nossa área profissional e não só, na pessoal também.
Faz este mês um ano que criei o meu blogue e por isso gostaria de partilhar convosco esta experiência que a meu vêr será sempre vantajosa sempre com o vossos comentários ou sugestões.
Ainda não está, nem estará completo, um blogue está sempre em construção, no entanto já podem ter uma ideia...e porque não, fazerem os vossos comentários-opiniões-sujestões que garanto serem sempre bem vindos e claro sempre publicados.
A criação deste blogue visa sómente uma ideia: Divulgar o quanto fascinante é o MUNDO DO SHIPPING... aprendemos com ele.
Aos visitantes resta-me dizer...obrigado pelas vossas visitas, comentem-perguntem-corrijam este blogue é vosso também.

TERMOS USADOS NO SHIPPING


CONFERENCE:
Conferência de Frete. Associação de armadores que exploram linhas regulares de navegação, com o objectivo de estabelecer regras e fixar taxas do frete iguais entre si, para cada rota em que operam.
varients:
Freight Conference

SÉRGIO@CRUISES

















No passado mês de Novembro o meu Colega Sergio@Cruises efectuou uma viagem de cruzeiro a bordo do M/V « MSC ORCHESTRA » pelo Mediterrânio, claro que durante a sua viagem não se esqueçeu de tirar estas maravilhosas fotografias que teve o prazer de me enviar.

Obrigado Amigo Sérgio Ferreira.

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES