sábado, 23 de janeiro de 2010

RECORDAÇÕES DO SHIPPING

PORTO DE LEIXÕES
---
Faça clique na imagem para aumentar.

2 comentários:

Rui Amaro disse...

LEÇA DA PALMEIRA ANTIGA
A embarcação atracada às escadas do cais do Marégrafo, mais conhecidas por escadas dos Pilotos, na doca, então chamada de porto de serviço (hoje marina de Leixões), tudo leva a crer ser uma lancha de caldeirinha, por ter máquina a vapor, e pertença de algum vaso de guerra Português surto na Bacia do porto de Leixões, até porque há marujos da Armada Nacional e um oficial de marinha, que vai embarcar.
Muitas vezes utilizei aquelas escadas para embarque na lancha do Gabriel e na do Lelo, que me conduzia aos navios que eu ia atender na Bacia, e num certo dia de frio intenso e chuva, escorreguei e contei os degraus todos até a linha de água, felizmente não tomei banho, mas em outras ocasiões alguns colegas foram mesmo á água, somente sofri ferimentos ligeiros, que me foram tratados a bordo do n/m inglês CUTHEBERT da Booth Line, Liverpool, acabado de chegar de Manaus, Ilhas do Amazonas e Pará, com carga diversa, nomeadamente toros de madeira e piaçaba, e ainda alguns passageiros.
Na imagem vê-se a torre da antiga estação do Telegrafo Marítimo (Associação Comercial do Porto), mais conhecido pelo 17, que era o seu número de telefone. E no Castelo de Leça, vislumbra-se o Torreão, posto de vigia dos pilotos da barra e controlo portuário, e diante do castelo vê-se uma composição de vagões de mercadorias, e por trás, já não estou certo, mas julgo que era um armazém ou estação do caminho de ferro.
Saudações marítimo-entusiásticas
Rui Amaro

JOSÉ MODESTO disse...

Amigo Rui,sempre atento e com uma memória fantástica, o shipping tem destas coisas.
Agora as novas tecnologias levam-nos muitas das vezes a consultar a Wikipedia...esta parte da história não está lá concerteza...temos o testemunho vivo de um homem que ama a noss ARTE. Rui Amaro um homem a quam o shipping deve muito.

Continua Rui a ensinar-nos a nossa ARTE, já o disse e reafirmo, contigo ficamos mais ricos de história e relactos vividos numa vida completamente dedicada á navegação.

Obrigado pelo teu rico testemunho...continuamos sempre a aprender.

Saudações Marítimas
José Modesto

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES