quinta-feira, 15 de abril de 2010

PORTO DE LEIXÕES


Leixões foi o porto que melhor desempenho registou no movimento total de mercadorias (-0,1% em termos médios anuais), tendo os restantes portos apresentado quebras superiores a 1% entre 2005 e 2007. Já quanto ao movimento de navios, Sines foi, entre os principais portos marítimos nacionais, o único que registou, entre 2005 e 2009, um aumento do número de de comércio entradas (+19,4%) para um total de 1 423 navios. Estes dados constam da síntese do relatório «Transportes em Foco» publicado esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O mesmo documento realça que movimento de mercadorias nos portos nacionais evoluiu de forma positiva no período 2005-2007, tendo invertido esta tendência a partir de 2008. "Carvão e produtos petrolíferos refinados" foi a categoria de mercadorias predominante na estrutura média de mercadorias movimentadas por tipo de mercadoria, em ambos os sentidos, nos portos marítimos, em 2009.
A UE constituiu a origem de pouco mais de 40% do total das mercadorias descarregadas nos portos marítimos e o destino de cerca de dois terços das mercadorias carregadas no período de 2005 a 2009, acrescenta o INE.
Fonte: Cargo News

1 comentário:

Augusto disse...

Apesar de ser um Porto mal amado a nível Nacional,por alguns Sectores da vida portuária,estas notícias não me admiram.
Acrescento e acho que é bom que quem nos lê deva saber que muito deste sucesso se deve também,além de outros,ao grande empenho,TOLERANCIA e dedicação dos Portuários de Leixões.Mais um recorde para o Livro.

Saudações amigo Modesto.

Augusto(Portuário de Leixões)

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES