terça-feira, 27 de abril de 2010

TERMINAL DE CRUZEIROS - LEIXÕES


O início das obras de construção do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões arrancou hoje com uma cerimónia onde participaram o primeiro-ministro, José Sócrates, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, e o secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca.
Na cerimónia de arranque, o primeiro-ministro sublinhou que a modernização dos portos é essencial para a competitividade: "Se há um investimento que vale a pena é a modernização dos nossos portos, porque é um contributo absolutamente evidente para a competitividade e modernização da nossa economia. Portugal precisa de ter uma rede e uma operacionalidade logísticas que lhe permitam responder aos desafios da economia global", afirmou José Sócrates. O primeiro-ministro revelou ainda que o porto de Leixões "tem dado um bom exemplo, ao modernizar a sua capacidade competitiva, condições logísticas e ao reduzir custos" e que este projecto "oferece uma nova valência ao porto, transformando-o num porto que também desenvolve a sua componente turística, em particular de atracção de cruzeiros".
O projecto representa um investimento de 49,9 milhões de euros e contempla “o novo Cais que permite receber navios até 300m de comprimento, cerca de 2.500 passageiros, em escala e turnaround; o Parque de Ciência e Tecnologias do Mar da UP, que ocupará os dois pisos superiores do edifício, o qual cria, ainda dentro de Leixões, uma incubadora de empresas, para negócio ligado ao mar”, revela a APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões. No que diz respeito ao terminal de cruzeiros, este irá integrar um cais para cruzeiros, uma estação de passageiros, um porto de recreio e um cais fluvio-marítimo.
Depois das dragagens, que tiveram início em Setembro de 2009, inicia-se agora a construção do cais, a cargo do Consórcio Etemar/CPTP. De acordo com a APDL, “O Cais estará finalizado em Maio de 2011, altura em que estão já reservadas escalas de 60 Navios. Destas, 15 serão navios com comprimentos acima dos 250m e com
2.500 passageiros, dimensões acima da actual capacidade do Porto de Leixões”. Por seu lado, “O edifício do Terminal de Passageiros, que permitirá operações de Turnaround, começará a ser construído no último trimestre deste ano, 2010, e estará concluído no 1º trimestre de 2013”.
Fonte: Transportes & Negócios.

1 comentário:

Bruno Rodrigues disse...

Caro José Modesto,

Parabéns pelo trabalho desenvolvido no seu blog e um bem haja ao início das obras do novo cais e terminal de cruzeiros em Leixões, um projecto muito importante.

Com os melhores cumprimentos,

Azores Cruise Club
http://cruzeirospdl.blogspot.com

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES