sábado, 3 de julho de 2010

ANGOLA - NOTICIAS


O congestionamento de mercadorias provindas do exterior do país deve conhecer o seu termo nos próximos dias, após a Agência para o Investimento Privado (ANIP) e Sogester terem firmado, ontem, em Luanda, um contrato avaliado em 56 milhões de dólares para modernizar o terminal II de contentores do Porto de Luanda.
Foram signatários do contrato de investimento Aguinaldo Jaime, pela ANIP, e o director geral da Sogester, Francisco Cristóvão, na presença do presidente do Conselho de Administração do Porto de Luanda, Francisco Venâncio.
O coordenador da Comissão de Gestão da ANIP, Aguinaldo Jaime, disse que este projecto vai permitir uma gestão mais eficiente do terminal II de contentores do Porto de Luanda, numa altura em que Angola é ainda marcado por um nível de importação considerável, apesar de estar em pleno processo de diversificação da economia e de elevação das capacidades produtivas. “Angola vai continuar por algum tempo a ser importador, daí ser necessário ter uma estrutura portuária eficiente em Angola”, disse o responsável.
Para evitar que os navios permaneçam em sobreestadias, que em muitas situações afectam a qualidade dos produtos, Aguinaldo Jaime disse igualmente ser necessário dotar o país de estruturas portuárias remodeladas, modernizadas e mais eficientes.
O director-geral adjunto da Sogester, Anatólio Barreira, referiu que o objectivo do contrato é remodelar e modernizar o Terminal II de Contentores do Porto de Luanda, o que vai tornar mais fácil e eficiente a capacidade operacional da empresa no manuseamento de navios ao longo da orla marítima.
“Com este contrato, vamos remodelar e modernizar a parte da construção civil do Porto de Luanda e a importação de meios modernos capazes de movimentar, com maior eficiência e qualidade, as cargas manuseadas na empresa portuária de Luanda”, explicou.
Anatólio Barreira destacou a importância do contrato, já que permitiu empregar um número considerável de quadros, que vão, desde já, melhorar as condições de trabalho no terminal II e a resolver a sobreestadia de navios no Porto de Luanda.
A Empresa gestora do terminal de contentores, responsável por 70 por cento das mercadorias que saem e entram para o Porto de Luanda, iniciou as suas actividades em Novembro de 2007, assumindo, por via do contrato de concessão do espaço, 521 trabalhadores da empresa portuária. Actualmente a firma conta com 740 funcionários.
Fonte: Jornal de Angola

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES