quinta-feira, 15 de julho de 2010

PORTO DE SINES - NOTICIAS


Foi descarregado no Terminal Multipurpose de Sines o reactor principal da fábrica da Artenius, instalada na ZILS - Zona Industrial e Logística de Sines. A peça, com 13 metros de comprimento, 9 metros de diâmetro e um peso de cerca de 300 tons, será o “coração” da fábrica que entrará em laboração dentro de dois anos. Será dentro deste reator que será feita a oxidação de paraxileno, processo necessário à produção de PTA (Purified Terphtalic Acid).
O reator de oxidação foi construído pela empresa belga Coek, tendo sido usado titânio na sua conceção, um material apto a resistir à agressividade dos produtos químicos e às extremas condições de pressão e temperatura envolvidos no processo de produção de PTA.
O transporte marítimo do equipamento desde o porto de Antuérpia até ao Terminal Multiusos do Porto de Sines foi feito pelo navio Jumbo Jubilee, iniciando-se hoje o transporte terrestre entre Porto e ZILS, culminando amanhã com a instalação do reator na fábrica.
A fábrica da Artenius Sines implica um investimento de mais de €400 milhões e terá uma capacidade instalada para produzir anualmente 700 mil toneladas de PTA. Pelo porto de Sines será importada a matéria prima, através do Terminal de Granéis Líquidos, enquanto que o produto final será maioritariamente exportado pelo Terminal de Contentores de Sines (TXXI).
Fonte: Cargo News

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES