segunda-feira, 12 de julho de 2010

FOTO DO DIA




M/V "SPIRIT OF OCEANUS" em Leixões dia 12-07-2010
---

Faça clique nas imagens para aumentar


5 comentários:

Tiago Neves disse...

Um navio muito bonito, e segundos os "experts" uma estreia aqui nos nossos portos, pelo menos na Figueira.

Parabéns pelo blog amigo José! Continue o bom trabalho.

Cumprimentos,
Tiago Neves.
www.roda-do-leme.com

JOSÉ MODESTO disse...

Caro Tiago.
O Shipping move-nos.
Obrigado pelas suas palavras, ao meu Amigo continue a mostrar a nossa ARTE.

Saudações Marítimas
José Modesto

Rui Amaro disse...

O SPIRIT OF DCEANUS era o RENAISSANCE FIVE gémeo +- do RENAISSANCE ONE, que em 1991 escalou a Figueira da Foz e mais tarde, no mesmo ano apareceu de surpresa em Aveiro, por ter ficado impedido de demandar a barra Figueirense devido a situação de mar ou maré.
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro

Anónimo disse...

Amigo Modesto,

Este é um daqueles navios que podia escalar o rio Douro. Certamente ganhava a paisagem ribeirinha e todos aqueles que visitassem directamente o coração da cidade. Continua a ser lamentável o desinteresse e a visão de quem devia mostrar o que de melhor temos para oferecer.
Um abraço, Reinaldo

Rui Amaro disse...

Vejam
Pois podia e atracar ao cais do Terreiro com os seus 81m, e mais, se não fosse o tabuleiro inferior da ponte D. Luís, pelo menos até á barragem de Crestuma ia, agora o que não sei é se o mastro tocaria na ponte do Freixo, mas eu julgo que o mastro é de rebaixar.
Navios maiores já entraram no Douro com barra pior do que a actual, que foram o CABO VERDE e o paquete PATRIA, ambos de cerca de 115m, e não foram só numa escala. O único óbice para navios de cruzeiro são as marés, se bem que é um navio de calado muito reduzido, porque usualmente entram manhã cedo e saem o mais tardar pelas 20h00, e a maré pode não o permitir.
Agora parece que os navios hotéis, que sobem o rio Douro, irão passar a operar a partir do novo terminal de cruzeiros do porto de Leixões em vez do cais de Gaia, o que será mais uma “machadada” para o porto do Douro, fora o tecto de mais quatro ou cinco pontes à cota média baixa previstas entre a ponte da Arrábida e de D. Luís, e depois mandam apertar o cinto. “Very Nice both towns Mayors"!
Olha lembrei-me agora, a então Princesa Margarida, que hoje é Rainha, portanto ainda na adolescência, aí no inicio da década de 50, fez uma “round trip” no vapor SKJOLD da DFDS (um chaço de vapor) e ficou maravilhada com a subida do rio Douro até à Ribeira.
Saudações marítimo-entusiásticas.
Rui Amaro

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES