sexta-feira, 21 de novembro de 2008

PIRATAS - SOMÁLIA

Os piratas somalis que sequestraram o petroleiro Sirius Star na semana passada exigiram ontem 25 milhões de dólares de resgate e fixaram um prazo de 10 dias para o pagamento.
"Exigimos 25 milhões de dólares (20 milhões de euros) aos proprietários do navio-tanque da Arábia. Não queremos discussões de longo prazo para resolver a questão", afirmou um pirata que se identificou como Mohamed Said, à agência de notícias France-Presse, a partir do navio, ancorado no covil do pirata somali de Harardhere. "Os sauditas têm 10 dias para cumprir, caso contrário, iremos tomar medidas que poderão ser desastrosas", acrescentou.Oito navios foram sequestrados nas últimas duas semanas - incluindo este enorme super-petroleiro da Arábia Saudita carregado com 100 milhões de dólares de petróleo bruto. Várias centenas de pessoas estão agora nas mãos de piratas somalis.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Cargo News
Não é ficção!!! na costa da Somália já foram sequestrados mais de 80 navios.
Os piratas da costa da Somália conseguiram, finalmente, sequestrar um superpetroleiro-feito que tentavam sem sucesso, desde há meses, e para o qual se dizia não terem capacidade. É, além disso, o ataque mais distante das costas da Somália alguma vez perpetrado. O Sirius Star (na foto) transporta 2 milhões de barris de petróleo, propriedade da saudita Aramco, no valor de quase 80 milhões de euros.
A sua tripulação, de 25 homens, é composta por marinheiros de várias nacionalidades, incluindo Ingleses e Sauditas. Recorde-se que, em Setembro, o cargueiro ucraniano MV " FAINA " foi também sequestrado com 33 tanques T-32, de fabrico Soviético, a bordo, um caso ainda por resolvêr.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES