sábado, 15 de novembro de 2008

PLATAFORMA LOGÍSTICA DE LEIXÕES


Arrancam as obras da Plataforma Logística de Leixões (fotos)


As obras da Plataforma Logística de Leixões arrancaram esta sexta-feira, sendo que, de acordo com o calendário apresentado, ficou a promessa das empresas começarem a trabalhar neste local no início de 2011.
A plataforma será constituída por dois pólos, com uma área total de 70 hectares, entre a área logística e a estação intermodal, que corresponderão a um investimento global de 155 milhões de euros. «Serão criados 1.600 empregos directos e fixadas cerca de 100 empresas na região», assegurou a Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.
O investimento será suportado pela Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), pela Rede Ferroviária Nacional (REFER) e por privados, cabendo a estes cerca de 100 milhões de euros.
Concurso público em Março de 2009
O objectivo da APDL é aumentar «o volume de carga do Porto de Leixões», através de uma maior especialização, conforme indicou o seu presidente, João Pedro Matos Fernandes. Isso só será possível com uma maior conexão com o serviço ferroviário, «fomentando a transferência modal».
O projecto implica a constituição de uma sociedade gestora, que irá ser seleccionada pela APDL através de um concurso público, em Março de 2009, e que terá as responsabilidades de construir, gerir e promover a plataforma por um período máximo de 30 anos. Para a gestão do Terminal Intermodal, da REFER, será lançado outro concurso.
Segundo Matos Fernandes, a APDL vai assegurar quatro receitas: «Um feed inicial, uma renda fixa com pequena expressão, uma renda variável entre os quatro e seis por cento da receita de exploração e uma receita indirecta de cerca de 3,5% de aumento da actividade portuária».
Matosinhos como «o coração económico» da região
O arranque da Plataforma do Porto de Leixões constitui a concretização do projecto Portugal Logístico, que o Governo apresentou em Maio de 2006. «Foi sempre muito claro para mim que um sistema logístico eficiente e articulado com o sistema de transportes constitui um dos pontos-chave da competitividade da economia nacional», disse Ana Paula Vitorino.
Sublinhando que «a Rede Nacional de Plataformas Logísticas começa a ser uma realidade», a Secretária de Estado referiu a possibilidade de alargar «a área de influência dos portos para Espanha» e a importância da «articulação desta com a plataforma da Maia/Trofa, tornando-se num grande centro de distribuição multimodal da Região Norte».
A apresentação do projecto decorreu no Auditório Infante D.Henrique, em Leça da Palmeira. «É a prova de que os empresários têm de olhar para Matosinhos de forma especial, porque é o coração económico da Área Metropolitana do Porto. Temos o aeroporto, o porto, a Petrogal, a Exponor e um vasto conjunto de empresas muito importantes que perfazem cerca de 1000 milhões de euros de investimento nesta cidade», afirmou o presidente da autarquia, Guilherme Pinto.

Informação colhida através de / Text Copyrights: Diário.IOL.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES