quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

MARCO POLO II DUPLICA DUPLICA APOIOS À TRANSFERÊNCIA MODAL

Em 2009, o programa Marco Polo II duplicará para dois euros/500 tkm o montante dos apoios a conceder à retirada de cargas da rodovia. Objectivo: tornar mais apetecível um programa que, reconhece Bruxelas, está aquém dos objectivos.

O reforço dos apoios à transferência modal de cargas, da rodovia para outras soluções de transporte, é uma das medidas preconizadas por Bruxelas para cativar mais operadores potenciais beneficiários do Marco Polo II.

Em Valência, na Conferência Marco Polo, Cristóbal Millán da La Lastra, coordenador do Programa no seio da Direcção-Geral de Energia e Transportes da Comissão, reconheceu que o Marco Polo I e II está abaixo das expectativas europeias, quer no número de candidaturas, quer na transferência modal realmente atingida, quer no montante dos incentivos concedidos.

O Marco Polo II tem um orçamento de 400 milhões de euros para o período de 2007-2013. Um reforço significativo de verbas relativamente ao Marco Polo I. Mas a verdade é que nas seis chamadas anuais já realizadas apenas numa, em 2004, as candidaturas aprovadas esgotaram, o orçamento disponível.

Em 2008, por exemplo, as candidaturas seleccionadas apenas deverão comprometer 37 milhões dos 58 milhões de euros disponíveis.

A próxima chamada será lançada em Janeiro e a selecção dos projectos a apoiar deverá ser conhecida em Julho de 2009.

Ainda este mês, os gestores do Marco Polo deverão apresentar à Comissão Europeia várias propostas de alteração ao regulamento do programa, visando torná-lo mais ágil, mais simples, mais atraente para os promotores, e mais eficaz. Esta revisão estava já prevista, mas o seu âmbito deverá ser agora maior face ao relativo fracasso do programa.

As novas regras, que terão de passar pelo crivo da Comissão, do Parlamento e do Conselho, deverão entrar em vigor em Janeiro de 2010.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Transportes & Negócios

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