quarta-feira, 22 de abril de 2009

LOGISTICS & SUPPLY CHAIN MEETING 2009

Entre os dias 16 e 18 de Abril, 1.490 visitantes, (identificados por um sistema de RFID da empresa Zetes Burótica), rumaram a Palmela para acompanhar a primeira edição do Logistics & Supply Chain Meeting, numa organização da Logística Moderna. Um armazém de 10.000m², propriedade da Tiner, acolheu mais de 30 expositores, assim como o ciclo de 45 conferências sobre logística e supply chain, as jornadas académicas de logística e um torneio de empilhador.No primeiro dia do evento, pelas 10h00, teve lugar a primeira conferência de imprensa da FILDA, contando com a presença do vereador e director do parque industrial de Vendas Novas, Afonso Alvito. Segundo referiu, Vendas Novas será o “centro da logística”, durante a 4ª edição da FILDA, que se realiza entre os dias 14 e 17 de Maio. Durante a conferência, Alexandre Real, da Sfori, apresentou a 4ª edição das “24 horas de Logística”, evento que decorre em simultâneo com a FILDA e “pela primeira vez, num parque industrial activo”.A segunda conferência de imprensa do dia contou com Luis Zubialde, managing director, Jaime Colsa, development director, e José Hernández, operations director, da Palletways Ibérica. Com um volume de negócios de 25 milhões de euros em 2008, a Palletways Iberia prevê crescer 30% durante este ano. Luis Zubialde concluiu que a empresa pretende “ser a rede de paletes Europeia e a opção natural para qualquer cliente”.Durante os dois primeiros dias, realizou-se o Think Logistics, Ciclo de Conferências de Logística e Supply Chain. Na tarde do dia 16, na sessão sobre “Gestão de Transporte e Distribuição”, Fernando Manuel Torres, da Torrestir, anunciou que a estratégia da empresa passa pela “aposta na abertura de centros de recolha mais pequenos, com horários alargados, para conseguir chegar a novos clientes”.Na sessão seguinte, dedicada ao tema “A Logística Inversa Como Negócio”, Rui Santos, da Vasp, revelou que a empresa pretende desenvolver a “racionalização da rede de venda, assim como melhorar a eficiência de reparte, usar soluções de mobilidade para leitura de sobras no ponto de venda, automatizar processos de triagem de publicações, e avaliar a possibilidade de passar a usar veículos eléctricos devido aos custos elevados de recolha e transporte”.No segundo dia, na sessão “Outsourcing Logístico”, João Pereira de Almeida, da EDP Valor, anunciou que a empresa está a desenvolver armazéns automáticos verticais nas instalações do Ribatejo, Sines e Lares e a optimizar o SAP nas rotinas associadas à actividade de compras.Na última sessão do dia, que teve como tema “A Função das Infra-estruturas no Desenho das Soluções Logísticas”, Luís Neves, da Abertis Logística Portugal anunciou que a empresa assinou recentemente um protocolo com o InIR e a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, para o desenvolvimento dos acessos por estrada do parque logístico da Castanheira, nomeadamente a ligação directa à EN1 e à A1, prevendo-se a abertura ao tráfego antes de Julho de 2010. Luís Neves também confirmou que as obras da primeira nave logística vão arrancar dentro de três meses.No último dia, pelas 11h30, realizou-se a entrega dos prémios das jornadas académicas de logística, Logistics Challenge, jogo que contou com o apoio da Mind Dreams e da consultora Processo. Ao longo de 08h00, 40 participantes, organizados por oito equipas, provenientes da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Náutica Infante D. Henriques e Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, disputaram 10 provas práticas e teóricas. Entre os vencedores esteve, em primeiro lugar, a equipa GP, da ENIDH, em segundo, a equipa II, do ISCTE e, em terceiro, a equipa GTL, da ENIDH. Em quarto lugar, a equipa Logisapiens, da ESCE-IPS, foi distinguida com o prémio “Esforço”.Quanto ao torneio SafeMov – segurança na condução de empilhadores”, organizado pela Inovergo e patrocinado pela Toyota, Joaquim Caniço e Alexandre Teixeira, da Sumol+Compal, foram os vencedores. Durante quatro provas práticas e um questionário teórico, 51 participantes puseram à prova a sua perícia e o conhecimento das regras de segurança.Entre os patrocínios e parceiros desta primeira edição, conta-se a Tiner/Banif, Zetes Burótica, LPR, Empigest, WideScope, Geoglobal, LogPME, Toyota, Inovergo, Sinestésica, Minddreams, Processo, APLOG e Câmara Municipal de Palmela.
Fonte: Logística Moderna.
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Este tipo de eventos são importantes para as nossas empresas.
As nossas empresas devem apostar na formação.

1 comentário:

Márcio Fernandes disse...

Olá boa tarde!

Sou estudante na area Logistica e assumo-me leitor atento do seu blog.

Este ano irei participar lo Logistics Challeng e pergunto-lhe se não me poderá indicar o teor de alguma das provas, uma vez que´é a primeira vez que a minha equipa participa.

Com os melhores Cumprimentos

Márcio Fernandes

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