
A todos os colegas e respectivas famílias FELIZ ANO NOVO

O Porto de Luanda, Angola, prevê que a movimentação total de cargas no próximo ano ascenda a 6,6 milhões de toneladas, mais 10% do que o último ano completo, 2007, afirmou hoje o presidente da empresa gestora.
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo chinês vai at ribuir a Cabo Verde 23 milhões de dólares americanos para financiar a aquisição de scanners de contentores para os portos da Praia, São Vicente e Sal, entre outros projectos, soube a PANA sexta-feira de fonte oficial.Este financiamento será feito nos termos de três acordos assinados sexta-feira, na Praia, pela ministra cabo-verdiana das Finanças, Cristina Duarte, e pelo embaixador da China em Cabo Verde, Wu Yanshan.Destes três documentos assinados, o primeiro respeita a uma doação da China a Cabo Verde no valor de sete milhões e 300 mil dólares, enquanto o segundo versa sobre um empréstimo concessional de 12 milhões e 700 mil dólares americanos com juros bonificados.O terceiro acordo constitui um empréstimo sem juros no valor de três milhões de dólares americanos.Segundo Cristina Duarte, a aquisição dos scanners de contentores visa tornar mais efectivo e eficiente o controlo das mercadorias e contribuir assim para uma maior segurança do país.Os acordos rubricados contemplam ainda os sectores do Desporto, com o financiamento para a construção de um Estádio Nacional; e da Saúde, com o financiamento da construção da nova Maternidade e Central de Consultas do Hospital Central da Praia.Na ocasião, a governante cabo-verdiana sublinhou o facto de este acto ser já uma rotina no relacionamento do arquipélago com a China, uma vez que, explicou, a China vem apoiando Cabo Verde de "forma persistente" em sectores estratégicos e prioritários da sua economia.O arquipélago de Cabo Verde já entrou na segunda fase do relacionamento com a China, com a abertura do país a interesses privados chineses, “que mais uma vez, se casam com os interesses nacionais”, destacou.Referiu-se, ainda, a outros projectos em curso no país que têm o aval da China, nomeadamente, o da governação electrónica.Os dois países estabeleceram relações diplomáticas a 25 de Abril de 1976, tendo, a partir dessa data, a cooperação entre si continuado a crescer e a diversificar-se até a China transformar-se hoje num dos mais importantes parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde.Fontes oficiais na capital cabo-verdiana sublinham que a diversificação da cooperação sino-cabo-verdiana estende-se agora à cooperação financeira, com a cessão de empréstimos concessionais, o que vem lançando as bases para uma parceria estratégica, com outras mais valias e potencialidades a serem exploradas.Neste momento, decorrem também negociações entre os governos dos dois países com vista a transformar Cabo Verde num dos cinco entrepostos que a China pretende implantar em África para reforçar as suas relações económicas e empresariais com países africanos.

MEL NA BOCA

A operadora portuária Hutchison Port Holdings (HPH) confirmou ter chegado a acordo com o armador Evergreen para a aquisição de uma parte do capital social do Taranto Container Terminal Spa (TCT). A HPH pretende realizar um acordo de troca de posições - a Evergreen cede uma quota do TCT em troca de uma participação minoritária nos terminais London Thamesport (LTP), em Londres, e ECT Delta, em Roterdão.Esta operação permitirá à HPH passar a dispor de um centro de transhipment próprio no Mediterrâneo central, enquanto que o grupo armador de Taiwan passará a dispor de participação societária em dois importantes terminais de contentores no norte da Europa.
R.P. China vai reforçar o financiamento da construção de infraestruturas de transportes em Angola, incluindo o novo aeroporto da capital Luanda. A "garantia" foi dada ao presidente José Eduardo dos Santos, que hoje terminou uma visita oficial a Pequim.
Chegou ao fim a série TERMOS USADOS NO SHIPPING haverá mais e no futuro espero divulgar á medida que os mesmos surjam.
A partir de 1 de Janeiro próximo, as cargas com origem/destino nos portos chineses terão de ser declaradas à Alfândega local até 24 horas antes do embarque.


Para ajudar as empresas a enfrentar a crise, a Administração do Porto de Barcelona (APB) decidiu manter para 2009 os valores das taxas e tarifas cobradas a quem opera no porto catalão.
A Mediterranean Shipping Company (MSC) vai reduzir em dois mil TEU a oferta de capacidade seminal nas ligações entre o Extremo Oriente e a Europa. O Lion Service, que escala Sines, passará a ser operado por dez navios com capacidade entre os 6 500 e os 8 100 TEU.





Uma representação conjunta do IPTM e da empresa municipal Portimão Turis vai promover o Porto de Portimão na Seatrade Med, a versão europeia da maior feira internacional de cruzeiros, que se realiza na cidade italiana de Veneza, entre 9 e 11 de Dezembro.
A Manicargas, operadora de um depot de contentores em Leixões, anunciou a renovação das certificações do responsável operacional do parque e do pessoal das oficinas de reparação de contentores.
A sociedade Logz Atlantic Hub, detida em 30% pelo grupo Mota-Engil, e a Zaldesa, promotora da plataforma de Salamanca, assinaram, no início da semana passada, um acordo de colaboração para ampliação e gestão da futura plataforma logística de Leixões.Pedro Montalvão, administrador da Mota-Engil Ambiente e Serviços, adiantou ao Login News que “a Zaldesa é um parceiro interessante devido à estratégia que tem desenvolvido em Salamanca”. Segundo adiantou, esta promotora “olha para o porto de Leixões como uma oportunidade e um ponto privilegiado para entrada e saída de mercadorias”, referindo ainda que o grupo Mota-Engil “não tinha nenhum projecto no Norte do país", pelo que considera que esta é "uma localização bastante privilegiada”.Integrada no Plano Portugal Logístico, a plataforma logística de Leixões terá um total de 70ha, divididos em dois pólos, Gatões e Gonçalves, e contará com um investimento de 100 milhões de euros. A sociedade gestora será escolhida pela Administração dos Portos do Douro e Leixões através de um concurso público, com decisão em Março de 2009. Pedro Montalvão está convicto que irá "apresentar uma boa proposta”.A Logz é responsável também pela promoção da plataforma logística do Poceirão, na qual irá investir, segundo o mesmo responsável, 20 milhões de euros em infra-estruturação durante o próximo ano. A 35km de Lisboa, a plataforma do Poceirão contará com uma superfície de 400ha e um investimento de 500 milhões de euros.
As novas tecnologias impõem que estejamos atentos e consequentemente, sejamos participativos na nossa área profissional e não só, na pessoal também.














