
TRACKING AND TRACING:
Identificação e acompanhamento, consiste na monitorização e registro dos movimentos de embarque desde a origem até o destino.
A CSAV (Compañía Sudamericana de Vapores) anuncia para Janeiro uma nova linha semanal entre os portos do Norte da Europa, América do Norte, América Central, Caraíbas e América do Sul.



Existem mais de 190 navios de transporte de gás natural liquefeito (LNG). Esses navios são verdadeiras bombas atômicas flutuantes, transportam de 120 mil a 140 mil m³ de gás a pressão de 600 atmosferas e a temperatura de -163 ºC. Em peso isso dá de 60 mil a 70 mil toneladas de gás. Existem projetos para construir navios para transportar 200 mil m³ de gás.

Em Primeiro lugar gostaria de informar que grande parte das minhas noticias sobre shipping são baseadas em informações provenientes da revista Transportes & Negócios.
A VISÃO DO GENERAL
Os piratas somalis que sequestraram o petroleiro Sirius Star na semana passada exigiram ontem 25 milhões de dólares de resgate e fixaram um prazo de 10 dias para o pagamento.
A concessionária do Terminal XXI de Sines, a operadora de Singapura PSA, vai avançar no próximo ano com a terceira fase de ampliação deste terminal, anunciou ontem a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.


Desde a sua construção em 1967 que o guindaste metálico do porto de Harlingen, em Amsterdão, servia essencialmente para descarregar madeira dos navios que chegavam da Rússia e dos países escandinavos. Após ter sido desactivado, em 1996, foi comprado por um particular que lhe destinava um fim inesperado: transformá-lo num hotel. A ideia parecia absurda, uma vez que o espaço total habitável não ultrapassava os 60 m2 mas foi sendo a pouco e pouco concretizada, ao longo de dois anos de cuidadosos restauros, transformações e adaptações. Finalmente concluído, o guindaste do porto de Harlingen, um hotel de um só quarto, aguarda a sua reserva.

A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, preside hoje à apresentação do projecto da Plataforma Logística do Porto de Leixões e do respectivo modelo de negócio. O equipamento, com uma dotação de 50,8 milhões de euros para 2009 no Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC), terá dois núcleos: o pólo 1 na zona de Gonçalves, com uma área de 30,9 hectares, e o pólo 2, nas zonas de Gatões e de Guifões, com 29,9 hectares.


"Energias Renováveis Marinhas em Portugal: Estado da Tecnologia e Perspectivas de Mercado" é o tema de um seminário que irá ter lugar no próximo dia 24 de Novembro no Museu da Electricidade - Fundação EDP, em Lisboa.
As emissões geradas tanto no transporte marítimo como no aéreo, originalmente excluídas pela dificuldade de alocar emissões ao transporte internacional, vão afinal ser incluídas na legislação que o Reino Unido se prepara para aprovar. A reviravolta deu-se após o governo inglês ter aceite um recurso do ex-ministro Elliot Morley. Esta legislação inglesa pretende abrir caminho ao corte de 80% dos gases de efeito de estufa em 2050. Ed Miliband, o secretário de Estado para a energia e mudanças climáticas, referiu que o método de cálculo das emissões do marítimo e aéreo seria encontrado nos próximos anos, segundo o Financial Times, mas ainda a tempo das referidas emissões serem incluídas na legislação que entrará em vigor no fim de 2012.A inclusão do deadline 2012 para o controlo e redução das emissões da indústria transportadora marítima é vista como uma ferramenta fundamental para permitir à International Maritime Organization (IMO) desenvolver standards internacionais na matéria. A IMO pretende adoptar um primeiro patamar limitativo das emissões de gases de efeito de estufa na indústria já em 2009. 
Victor Schoenmakers, director para a Europa da administração do porto holandês de Roterdão, foi eleito presidente - para um mandato de quatro anos - da European Sea Ports Organisation (ESPO), que desempenhava o cargo de vice-presidência no consulado do anterior presidente, o italiano Giuliano Gallanti. Para acompanhar Victor Schoenmakers foram eleitos os vice-presidentes Manuel Gómez Martin (Puertos del Estado) e Julian Skelnik (Porto de Gdansk, Polónia). A ESPO, associação fundada em 1993, é integrada pelo conjunto dos países europeus com portos de mar, congrega no seu seio algumas dezenas dos cerca de 1200 portos que existem no continente europeu, bem como holdings portuárias como as de Espanha e Inglaterra. Cada país designa três membros, com direito a voto na assembleia-geral anual da organização. Os elementos designados por Portugal são Manuel Frasquilho, Brogueira Dias e Ricardo Fonseca (este último, apesar de já não ser gestor portuário, ainda consta da lista publicada na página oficial da ESPO).


