terça-feira, 28 de abril de 2009

RECORDAÇÕES DO SHIPPING



O MEU PRIMEIRO EMPREGO

2 comentários:

Rui Amaro disse...

Caro Modesto
A Casa Garla ou Garleide como os homens das fainas fluviais e dos cais de Leixões pronunciavam.
Como tú, também foi o meu primeiro emprego em navegação, se bem que eu desde criança já andava muito ambientado com a Casa Garland, que era uma das mais importantes tanto no Porto como em Lisboa, porque tinha lá familiares a trabalhar, e quase que posso enumerar a maior parte dos navios que desde antes da guerra 1939/45 lhe vinham consignados,aliás já te passei a sua história e epiosódios passados comigo, particularmente na actividade de Caixeiro de Mar.
Nos dois quadros à entrada para o hall, só se viam os nomes das mais importantes companhias de navegação a nivel mundial, tais como Cunard White Star, Blue Funnel, Safmarine, Union Castle, Clan Line, The East Asiatic (DK), Nievelt Goudriaan,Booth Line,Delta Line, J. Lauritzen, Maersk e um não mais acabar, fora outras representações, etc.
Havia uma enorme diversidade de tráfegos, que nos deu uma enormissima experiência, como muito bem sabes!
A n/ Vesselmar també lá estava sedeada.
As fotos devem ter sido tiradas a um Sábado ou Domingo, porque não se vislubram automóveis e deve ser de fins da década de 60, porque já vê a paragem do eléctrico, que antes não era ali, e pelo quiosque.
Se calhar eu estou lá a fazer "overtime" de algum navio que me estragou o fim de semana.
Ah! Sabias que havia um escritório bem apetrechado, junto do castelo de Leça, para dar apoio aos embarques de passageiros e para o rebocadores, fragatas e lanchas da empresa?!
Fiquei contente por ver estas fotos. Muuito Obrigado.
Saudações profissionais
Rui Amaro

JOSÉ MODESTO disse...

Caro Companheiro e grande entusiasta de navios, de facto uma grande casa, orgulho-me de ter começado lá e ter-te como um dos meus professores... podes querer que prestava sempre atenção aquilo que me dizias e apesar de na altura não haver computadores, eu tentava colocar essa informação no meu disco duro (a cabeça) ainda bem que assim foi, já que coloquei essa experiência ao serviço da Agência que logo a seguir me acolheu.
Um Forte Abraço deste teu Amigo e companheiro

José Modesto

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES