quinta-feira, 30 de julho de 2009

FARÓIS

FAROL DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

Contemplado no plano de Alumiamento e Balizagem de 1883, o farol de Vila Real de Santo António deveria ser de 2ª ordem, com luz distribuída em clarões agrupados dois a dois e alcance de 25,5 milhas.

No que ao edificio respeita, previa-se uma torre cilíndrica de betão hidraúlico com 34 metros de altura, sendo as fundações feitas a 6 metros de profundidade, de forma a evitar os efeitos perniciosos que os movimentos da areia pudessem provocar na estrutura.

O projecto de António Lourenço da Silveira, datado de 1885, antevia o emprego nas fundações de pedra extraída das margens do rio nas próximidades de Vila Real de Santo António e de pedra calcária vinda de Tavira para a restante alvenaria; o tijolo viria de Castro Marim e cal de Tavira ou Cacela. A Lisboa recorrer-se-ia apenas para as madeiras de casquinha e pitch-pine. O orçamento para a construção de todo o edifício era de 25 contos e 500 mil reís.
Tal projecto não teve consequências práticas e na primeira década do século XX seria elaborado outro, pelo engenheiro José Joaquim Peres, que advogava o emprego de cimento armado, eliminando-se deste modo a construção de fundações caras.
Tendo o Ministério da Marinha obtido em 1916 licença para se proceder á sua construção, esta terminaria em 1923.
Segundo o Aviso aos Navegantes de 19 de Dezembro de 1922, tratava-se de uma torre circular de cimento armado, de cor branca, com listas horizontais escuras, dispondo de anexos de dois pavimentos, para habitação dos faroleiros, depósitos de material e demais fins.






A torre, de 40 metros de altura, era encimada por uma laterna de cor vermelha que alojava um aparelho lenticular de 3ª ordem, grande modelo, de rotação, obtida esta por meio de um macanismo de relojoaria. Tendo como fonte luminosa a incandescência pelo vapor de petróleo, o seu alcance luminoso calcula-se em 33 milhas. Durante algum tempo, a partir de junho de 1927, começou a funcionar nos dois primeiros dias dos meses ímpares a petróleo, nos dois primeiros dias ndos meses pares a incandescência pelo vapor de petróleo e a incandescência eléctrica nos
restantes dias de todos os meses. Julga-se que este insólito modo de funcionamento tivesse em vista a comparação dos resultados obtidos com as diferentes fontes luminosas.

Ligado à rede de distribuição pública de energia eléctrica em 1947, viu a máquina de relojoaria que movimentava o aparelho substituída por motores de rotação; em 1950 foram-lhe instalados vários sistemas de alarmes automáticos sonoros e luminosos, a exemplo do que pouco antes se fizera em Aveiro, no cabo da Roca e no cabo de Santa maria. Dez anos mais tarde recebeu o ascensor para acesso á lanterna.
Em 1983 a velha lâmpada de incandescência de 3000 watts foi substituida por outra de halogéneos de 1000 watts. Foi automatizado em 1989.
Autor: J.Teixeira de Aguilar.

HAPAG-LLOYD GARANTE 330 MILHÕES

A empresa alemã de transporte marítimo Hapag-Lloyd vai receber uma injecção de capital de 330 milhões de euros, valor que fica contudo aquém das suas necessidades para ultrapassar a crise.Segundo adianta a agência noticiosa Reuters, a quinta maior empresa de transporte marítimo do mundo garantiu a entrada de 315 milhões de euros nos seus cofres, através do investimento de um consórcio que vai adquirir uma posição de 25,1% no terminal de contentores da Hapag-Lloyd em Hamburgo.A compra da posição no terminal Altenwerder cabe a uma empresa fundada por investidores do grupo TUI, que detém 43% da Hapag-Lloyd e pelo grupo de investimento Albert Ballin. O grupo TUI vai avançar com 215 milhões de euros, enquanto a cidade de Hamburgo investe 76 milhões de euros e a firma seguradora Signal Iduna avança com 24 milhões de euros. O Nordbank vai também contribuir com um empréstimo de 15 milhões de euros.A Hapag-Lloyd, que necessita de cerca de 1,75 mil milhões de euros para ultrapassar os problemas resultantes da recessão, apresentou perdas de 222 milhões de euros nos primeiros três meses de 2009.
Fonte: Login News

quarta-feira, 29 de julho de 2009

AGRADECIMENTOS

JOSE MODESTO
SEGUIDORES e VISITANTES

As novas tecnologias impõem que estejamos atentos e consequentemente, sejamos participativos
na nossa área profissional e não só, na pessoal também.

Assim gostaria de vos agradecer pelo simples facto de seguirem o meu blogue, saibam todos que ele é vosso também e por isso gosto de partilhar convosco esta área que me fascina a mim e a todos que abraçam a área do Shipping. Gostaria de agradecer a todos aqueles que vêem o meu blogue e que colhem ideias para a sua área profissional.

Ainda não está completo, um BLOG estará sempre em construção.
no entanto já pode ter uma ideia... e por que não colocar a sua opinião sujestão etc. que garanto será sempre benvinda e claro publicada.

Espero com este BLOG ensinar sobretudo aos mais novos, o quanto é fascinante o MUNDO DO SHIPPING.

EM TODA A PARTE SÓ SE APRENDE COM QUEM SE GOSTA
ENSINAR É APRENDER DUAS VEZES
O meu sincero Obrigado a todos

FOTO DO DIA

MV "BRAEMAR" em Leixões
dia 29-07-2009
Faça clique na imagem para aumentar

terça-feira, 28 de julho de 2009

BLOGUE EM VIAGEM ... VIRTUAL






FERRY "LOBO MARINHO"
FUNCHAL 26-07-2009
Faça clique nas imagens para aumentar.
(©) Images and text Copyrights; Imagem e texto com direitos: João Navio - Funchal

NILEDUTCH - A PONTE ENTRE PORTUGAL E ANGOLA

MV "NILEDUTCH ATLANTIQUE "
28-07-2009 em Leixões
MV "NILEDUTCH BRAZIL"
28-07-2009 em Leixões

MV "VEGA SACHSEN"
28-07-2009 em Leixões

Faça clique nas imagens para aumentar.
Como o título informa, uma ponte entre Portugal e Luanda.
Presenças regulares em Leixões.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

FARÓIS

FAROL DE LEÇA DA PALMEIRA
O Farol de Leça, também conhecido como Farol da Boa Nova é um farol português que fica localizado em Leça da Palmeira cidade de Matosinhos Distrito do Porto .

Torre cónica branca, em cimento armado, com faixas estreita pretas e edifícios anexos de um e dois pavimentos Lanterna pintada de vermelho e varandim de serviço. Segundo maior farol do país, situa-se entre as barras dos rios Ave e Douro a cerca de dois quilómetros a Norte da foz do rio Leça onde está implantado o Porto de Leixões

História
Entre 1916 e 1926 existiu nas imediações, o Farolim da Boa Nova, torre quadrangular branca com cerca de 12 metros, encimada por uma lanterna verde, com luz branca fixa, a cerca de 380 metros a NW do actual farol, junto à Capela da Boa Nova, tendo estado dez anos em ensaios, findos os quais foi abandonado, passando a servir de camarata aos alunos da Escola de Faroleiros e mais tarde demolido. No local subsiste ainda hoje o muro em alvenaria de pedra que sustentava a base da torre 41° 12.204′ N 8° 42.946′ WEm 1926, 15 de Dezembro, entrou em funcionamento a título experimental o Farol de Leça, em substituição do farolim da Boa Nova.Em 1927 20 de Fevereiro foi oficialmente inaugurado.Em 1938 foi instalado um rádio farol.Em 1948 foram feitas obras de conservação na torre do farol.Em 1950 foi substituída a máquina de relojoaria por motores de rotação eléctricos, tendo-se, um pouco mais tarde, equipado o farol com um ascensor para acesso à torre.Em 1958 obras de reparação e conservação pelos Serviços de Construção e Conservação.Em 1961 obras de reconstrução dos passeios à volta do edifício e do caminho de acesso ao farol, pelos Serviços de Construção e de Conservação.Em 1962 obras de reparações, pelos Serviços de Conservação. Encerramento da Escola de Faroleiros que ministrava o curso elementar e complementar de faroleiros, e que funcionou nas suas instalações desde 1926.Em 1964 o farol foi ligado à rede eléctrica de distribuição pública e foi-lhe instalada uma lâmpada de 3.000W, que lhe proporcionava um alcance luminoso de 60 milhas náuticasEm 1979 foram iniciadas as automatizações dos farolins do porto de Leixões (Quebra-mar, Molhe Norte e Molhe Sul) e o farolim de Felgueiras à entrada da barra do Douro. Estes farolins, passaram a ser controlados à distância a partir do farol de Leça, por meio de equipamento concebido para o efeito. Foi a primeira rede de farolins telecomandados da costa portuguesa. A potência da fonte luminosa foi reduzida com a instalação de uma lâmpada de 1.000W.Em 2001 por já não terem grande interesse para a navegação foram extintos todos os radiofaróis.Em 2005 encontrava-se em curso, uma grande obra de remodelação e beneficiação do farol de Leça

Características
O farol situa-se a uma altitude de 57 metros acima do nível do mar e tem uma altura de 46 metros.
A sua luz, de cor branca, alcança aproximadamente 28 milhas náuticas (52 quilômetros ) e o seu sistema iluminante é constituído por uma óptica de cristal direccional rotativa com seis lentes. O seu sinal luminoso distingue-o de todos os outros por produzir três lampejos luminosos de 14 em 14 segundos.
Junto do farol já funcionou um sinal sonoro de nevoeiro, consistindo num duplo grupo de máquinas compressoras que faziam soar duas trompas, tudo accionado por um motor de combustão de 30 cavalos . As suas características eram: Som 5s; silencio 25s; período 30s.
Possui 225 degraus: 213 em cimento armado, pertencentes à torre; 12 em ferro fundido que fazem já parte do aparelho iluminante (dados de 1927).

Reconhecimento:

Farol da Boa Nova, Quinta da Conceição, Museu e Quinta de Santiago, Igreja de Leça, Titã do Molhe Norte, Casa de Chá da Boa Nova e Imagem da Senhora da Conceição foram eleitas as "7 Maravilhas de Leça da Palmeira".Dia 13 de Março, pelas 21h30, no Salão Nobre da Autarquia, a Junta de Freguesia realizou a cerimónia de anúncio dos monumentos eleitos como as "7 Maravilhas de Leça".A 6ª feira treze acabou por ser uma noite mágica para os sete monumentos eleitos.A votação on-line, no site da Junta, decorreu durante 2 meses, de 7 de Janeiro a 7 de Março. Também os mais de 600 alunos das Escolas EB 1 de Leça participaram com os seus votos, em boletim individual. O resultado final reflectiu, então, o total de votos na Internet e dos alunos das escolas.Os sete monumentos eleitos são:Farol da Boa Nova - 318 votos;Museu e Quinta de Santiago - 179 votos;Titã do Molhe Norte - 150 votos;Quinta da Conceição - 139 votos;Casa de Chá da Boa Nova - 112 votos;Igreja de Leça - 110 votos;Imagem da Senhora da Conceição - 109 votos.

Faça clique nas imagens para aumentar.

Agora deixo aos meus Amigos Leitores, os referidos comentários ou acontecimentos relacionados com este farol.

BLOGUE EM VIAGEM... VIRTUAL

M/V " LAIDA" na Baía do Funchal
27-07-2009

Faça clique na imagem para aumentar

(©) Images and text Copyrights; Imagem e texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.

domingo, 26 de julho de 2009

FORMAÇÃO - SHIPPING


RECONHECIMENTO

Faça clique na imagem para aumentar.
Foi em Abril deste ano que o Blogue Sergio@Cruises teve um record de 100.000 visitas, o meu Amigo Sérgio Ferreira teve a amabilidade de me enviar o registo de participantes que colaboram no seu blogue.
O meu sincero agradecimento para com ele em poder partilhar informação com este blogue de referência.
(©) Images, Copyrights; Imagem com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.

VIGO APOSTA NO TRÁFEGO DE CRUZEIROS



Vigo aposta no tráfego de cruzeiros

A partir de Abril de 2010, o navio de cruzeiros transatlântico "Grand Voyager" fixará a sua base de operações em Vigo, no que representa uma estreia absoluta para o porto galego.

O projecto juntou os operadores turísticos mas também as autoridades viguesas, a administração portuária e a própria Xunta da Galiza.

No arranque, o “Grand Voyager” realizará cruzeiros de oito dias, com escalas na Madeira, nas Canárias e em Marrocos. A dez meses da primeira partida, os dois primeiros cruzeiros já têm reservas que garantem uma taxa ocupação superior a 80%.

A aposta no tráfego de cruzeiros visa atrair a Vigo centenas de passageiros de toda a Espanha e também de Portugal, assumem as autoridades locais.

Fonte: Transportes & Negócios

Faça clique no título acima.

TERMINAL DE CRUZEIROS - LEIXÕES
Durante bastante tempo escrevi textos sobre o nosso Terminal de Cruzeiros de Leixões.
Falei sobre a mais valia que o mesmo irá ter em Portugal, e todo o seu investimento na nossa economia. Curiosamente vemos na noticia acima os desenvolvimentos que este tipo de actividade está a ter na nossa vizinha Espanha.
Vamos apanhar a onda como se costuma dizer, e fazer do Terminal de Cruzeiros de Leixões uma ponte de Chegada e Partida para todo o mundo.
Faço um apelo ao próximo governo, que invista nesta importante infra-estrutura que será o Novo Terminal de Cruzeiros de Leixões.


Holandeses do Damen Group nos ENVC

Os holandeses do Damen Shipyards Group foram os escolhidos pelo Governo português para parceiros estratégicos dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. O acordo de princípio foi hoje assinado.

No dia em que os ENVC baptizaram o primeiro navio de patrulha oceânico encomendado para a Marinha, o Estado rubricou com o Damen Shipyards Group um memorando de entendimento para uma parceria estratégica, ao nível da gestão dos estaleiros portugueses.

O grupo holandês detém uma rede de 30 estaleiros e instalações um pouco por todo o mundo: Suécia, R.P. China, Roménia, Cuba, Dubai, África do Sul ou Reino Unido. As suas origens remontam a 1875 e desde então já construiu mais de 4 000 navios comerciais e militares.

A construção de navios para fins militares é, de resto, o seu forte, e daí o interesse do seu know-how para a gestão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, a braços que estão com várias encomendas para a Marinha nacional.

O grupo Damen emprega cerca de 8 500 trabalhadores e realizou no último ano um volume de negócios de cerca de 1,5 mil milhões de euros.

O memorando de entendimento hoje assinado prevê apenas uma parceria ao nível da gestão dos estaleiros de Viana do Castelo. Mas o ministro da Defesa, Severiano Teixeira, admite que com o tempo se poderá evoluir para a entrada dos holandeses no capital social, mas sempre numa posição minoritária porque os ENVC manter-se-ão uma empresa pública.

Para além dos navios encomendados pela Defesa nacional, os ENVC têm em curso a construção de dois navios multipurpose (contentores e carga a granel). Recentemente a empresa foi notícia por causa de ter falhado a entrega de dois navios encomendados pela Atlântico Line para os Açores.
Fonte: Transportes & Negócios
Conheço o grupo Damen Shipyards Group, já tive a oportunidade á uns anos atrás estar na referida empresa.
Daquilo que vi na altura fiquei realmente impressionado com o referido estaleiro. Não conheçendo premonorizadamente a referida parceria, parece-me interessante esta aventura com o grupo Holandês.

VAN UDEN RO-RO- LIGA LISBOA AO MEDITERRÂNEO ORIENTAL

O “Maestro Ocean” inaugurou as escalas em Lisboa do East Med Service operado pela holandesa Van Uden Ro-ro. O serviço liga o Norte da Europa ao Mediterrâneo Oriental, e Lisboa é a única escala na Europa do Sul à importação.

Na sua primeira escala no TMB, em Lisboa, o “Maestro Ocean” descarregou 600 toneladas de bobinas de papel, adiantou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS Cristina Castro, da NTC, agente em Portugal do grupo holandês.

A partir daqui as escalas terão uma periodicidade quinzenal. A rotação completa é Antuérpia, Bremerhaven, Birmingham, Valência, Piraeus, Limassol, Beirute, Latakia, Tartous, Mersin, Alexandria, Torbuk, Banghanzi, Misurata, Lisboa e regresso a Antuérpia.

Os navios aceitam todo o tipo de carga rolante, contentores e carga convencional. No imediato, a importação de bobinas de papel está a alavancar as escalas em Lisboa, mas Cristina Castro sustenta que “as estimativas são animadoras”, até porque “este vem preencher uma lacuna de serviços de carga convencional e rolante para mercados onde é ainda bastante adequado”.

A realização de escalas em Lisboa à exportação é uma hipótese não descartada, assim haja volumes que o justifiquem. Para tal poderá ser utilizado o “Central Med Service, servido pelo “Maximahaven””, que liga os portos do Norte da Europa e do Mediterrâneo Central.

O grupo Van Uden, de origem holandesa, tem já uma história de cerca de 160 anos. As suas actividades estendem-se pelos trânsitos, logística, operação portuária e navegação. Em Portugal é representado pela NTC.
Fonte: Transportes & Negócios

FARÓIS

FAROL DE LEÇA DA PALMEIRA
Faça clique na imagem para aumentar.
Intimamente ligado á área do Shipping, darei inicio a um novo tema FARÓIS.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

VALENTE DE OLIVEIRA CONTINUA COORDENADOR EUROPEU DAS AEM

Faça clique na imagem para aumentar.

Valente de Oliveira mantém-se como o coordenador europeu para as Auto-Estradas do Mar. O coordenador do projecto ibérico de Alta Velocidade é doravante Carlo Secchi, em substituição de Etiènne Davignon.

A Comissão Europeia renovou por quatro anos os mandatos de cinco coordenadores europeus de projectos prioritários das redes transeuropeias de transportes.

Luís Valente de Oliveira manter-se-á como coordenador do Projecto Prioritário 21, “Auto-Estradas do Mar”, cargo que o ex-ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações ocupa desde 2007.

Já o Projecto Prioritário 19A C, “Interoperabilidade da Alta Velocidade ferroviária na Península Ibérica”, que interessa directamente a Portugal, será a partir de agora o italiano Carlo Secchi, que substitui no cargo o gaulês Etiènne Davignon. Sob a sua coordenação ficará também o Projecto Prioritário 3, “Eixo Sudoeste Europeu da Alta Velocidade”.

A Comissão remeteu para mais tarde a decisão sobre a substituição de Karel van
Mirte e Peter Balázs. O primeiro morreu recentemente, enquanto o segundo
tornou-se ministro dos Negócios Estrangeiros da Hungria.

A Comissão Europeia mantém que a criação dos coordenadores europeus tem favorecido o desenvolvimento dos projectos prioritários transfronteiriços, pela sua independência relativamente aos estados envolvidos e também pelo seu conhecimento internacional.

Fonte: Transportes e Negócios.

Tive a oportunidade de participar em alguns colóquios sobre as AEM em que o Professor Valente de Oliveira era Orador.
Saliento as participações assíduas nos debates organizados pela Transportes & Negócios, no qual o nosso moderador Fernando Gonçalves tão bem organiza.
São debates esclarecedores e que qualquer profissional da nossa área deve participar.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

RECORDAÇÕES DO SHIPPING

MV " HERSILIA "
Faça clique na imagem para aumentar.

Inicio a partir de hoje uma nova rúbrica intitulada Recordações do Shipping.

Quero agradecer ao meu Amigo e Grande Entusiasta do Shipping: António Tavares, o contributo que ele vai dar ao meu blogue, com o envio de fotos e não só... a sua preciosa colecção ligada á nossa ARTE o SHIPPING.

Quero dizer ao Amigo António Tavares, que a maior felicidade do homem é poder partilhar - e nunca pedir...é o que o António Tavares está a fazer com todos os amantes do Shipping.

Ao António Tavares o meu (nosso) agradecimento por partilhar com todos nós as suas Recordações do shipping.

Passando directamente á foto acima publicada, o seu autor dirige-nos apenas duas perguntas:

1º - ONDE FOI QUE SE DEU ESTE ACIDENTE?

2º - O REFERIDO NAVIO FOI POSTO A NAVEGAR OU NÃO?

Como Habitualmente o faço, favor comentem.

(©) Images and text Copyrights; Imagem e texto com direitos: António Tavares


FOTO DO DIA

BLACK PRINCE EM LEIXÕES
23-07-2009
Faça clique na imagem para aumentar.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

WORLD'S 1ST DEEP SEA WATER CRUDE OIL RIG, STORAGE PLATFORM UNVEILED

The Sevan Driller, the world's first cylinder-shaped deep sea water crude oil rig and bulky storage platform, which is constructed by the Nantong Shipyard under China Ocean Shipping (Group) Company (COSCO), is unveiled during a launching ceremony in Nantong City, east China's Jiangsu Province, June 28, 2009. The rig boasts a capacity of drilling of wells up to 40,000 feet in water depths of up to 12,500 feet, a variable deckload of more than 15,000 metric tons and high storage capacity of bulk materials. (Xinhua/He Jianrong).

The Sevan Driller, the world's first cylinder-shaped deep sea water crude oil rig and bulky storage platform, which is constructed by the Nantong Shipyard under China Ocean Shipping (Group) Company (COSCO), is unveiled during a launching ceremony in Nantong City, east China's Jiangsu Province, June 28, 2009. The rig boasts a capacity of drilling wells up to 40,000 feet in water depths of up to 12,500 feet, a variable deckload of more than 15,000 metric tons and high storage capacity of bulk materials. (Xinhua/He Jianrong).

Photo taken on June 28, 2009 shows the Sevan Driller, the world's first cylinder-shaped deep sea water crude oil rig and bulky storage platform, which is constructed by the Nantong Shipyard under China Ocean Shipping (Group) Company (COSCO), being unveiled during a launching ceremony in Nantong City, east China's Jiangsu Province. The rig boasts a capacity of drilling wells up to 40,000 feet in water depths of up to 12,500 feet, a variable deckload of more than 15,000 metric tons and high storage capacity of bulk materials.(Xinhua/He Jianrong).

Photo taken on June 28, 2009 shows the Sevan Driller, the world's first cylinder-shaped deep sea water crude oil rig and bulky storage platform, which is constructed by the Nantong Shipyard under China Ocean Shipping (Group) Company (COSCO), being unveiled during a launching ceremony in Nantong City, east China's Jiangsu Province. The rig boasts a capacity of drilling wells up to 40,000 feet in water depths of up to 12,500 feet, a variable deckload of more than 15,000 metric tons and high storage capacity of bulk materials.(Xinhua/He Jianrong.

Photo taken on June 28, 2009 shows the Sevan Driller, the world's first cylinder-shaped deep sea water crude oil rig and bulky storage platform, which is constructed by the Nantong Shipyard under China Ocean Shipping (Group) Company (COSCO), being unveiled during a launching ceremony in Nantong City, east China's Jiangsu Province. The rig boasts a capacity of drilling wells up to 40,000 feet in water depths of up to 12,500 feet, a variable deckload of more than 15,000 metric tons and high storage capacity of bulk materials. (Xinhua/He Jianrong).

Photo taken on June 28, 2009 shows the Sevan Driller, the world's first cylinder-shaped deep sea water crude oil rig and bulky storage platform, which is constructed by the Nantong Shipyard under China Ocean Shipping (Group) Company (COSCO), being unveiled during a launching ceremony in Nantong City, east China's Jiangsu Province. The rig boasts a capacity of drilling wells up to 40,000 feet in water depths of up to 12,500 feet, a variable deckload of more than 15,000 metric tons and high storage capacity of bulk materials.(
(©) Images and text Copyrights; Imagens e Texto com direitos: Xinhuanet

terça-feira, 21 de julho de 2009

SLOMAN NEPTUN

SLOMAN TRADER AT LEIXÕES
To enlarge double clique on picture.

SLOMAN NEPTUN
Sciffhhrts-Aktiengesellschaft
In Shipping since 1873
DRY CARGO
Since the early days of the company an extremely versatile dry cargo fleet has been operated by SLOMAN NEPTUN. Today multipurpose ships enable the transportation of all kinds of goods without being dependent on any port facilities, thereby reducing lengthy pot stays and labour intensive port operations to a minimum.
Ro/Ro-Lo / Lo-Container
MV " SLOMAN PROVIDER " 7.450 tdw 783 TEU
MV " SLOMAN PRODUCER " 7.450 tdw 783 TEU
MV " SLOMAN TRADER " 9.990 tdw 568 TEU
MV " SLOMAN TRAVELLER " 9.990 tdw 568 TEU
Multipurpose Container
MV " SLOMAN TBN "# 12.500 tdw 665 TEU
MV " SLOMAN TBN "# 12.500 tdw 665 TEU
# to be delivered in 2010
The vessels are:
# constructed and equipped to the highest standards of industry & shipping.
# in compliance with the requirements of the International Safety Management Code (ISM code) and ISO 14001:2004
# classed by Germanischer Lloyd 100A5 E respectively Bureau Veritas 13/3 E
# in compliance with all national and international rules and regulations
Most of dry cargo fleet is engaged in liner services to North Africa operated by SLOMAN NEPTUN Shipping & Transport GmbH.
SLOMAN NEPTUN will continuously expand and upgrade its dry cargo fleet to meet the ever increasing standards and ensure the highest quality of transport service.
SLOMAN NEPTUN SCHIFFAHRTS-AKTIENGESELLSCHAFT - BREMEN
By: Sloman Neptun

JOSÉ MODESTO NO CLUBE DOS PENSADORES (RCM-FM 91.0)


Programa na RCM irá para o ar Quarta-feira, dia 22. Entre as 19h e as 20h. ( Repete sábado às 24h ) .Tem como assistente de realização José Silva.Joaquim Jorge convida vários autores de blogues . O tema é a Blogosfera : Os blogues e implicações na liberdade de expressão e na políticaEste programa é dada voz aos bloggers que poderão sugerir, opinar e criticar .Há um espaço que os interessados poderão entrar em directo no programa de rádio :1 – Via telefone através do número 22 93817562 - Via net através do blogue Clube dos Pensadores , na hora as opiniões dos internautas serão lidas e tidas em conta para a discussão.Esta emissão estará disponível online a partir do site RCM ou com a frequência 91.0 no seu rádio.
São convidados além do blogue Clube dos Pensadores:
- Vítor Maganinho (Matosinhos OnLine) e (OffShore das Berlengas) - 19h10
- José Modesto (José Modesto) - 19h15
- António Balbino Caldeira (Do Portugal Profundo) - 19h20
- João Gonçalves (Portugal dos Pequeninos) - 19h25
- Francisco Castelo Branco (Olhar Direito) - 19h30
- José Magalhães (Atributos) - 19h35
- João Pedro Neto (Grupo da Boavista) - 19h40
- Eugénio Queirós (O Porto de Leixões) - 19h45
- António Veríssimo - 19h50.
Tenho a honra de ter sido convidado pela segunda vez por Joaquim Jorge para participar no seu programa de rádio.
Sintonizem por favor o vosso rádio, será concerteza um programa interessante.

ECO SHIP 2030

NYK'S ECO-FRIENDY
8.000 teu CONTAINERSHIP


Japan's NYK Line has released an initial exploratory design for its NYK Super Eco 2030 concept, an energy-efficient 8.ooo Teu ship expected to emit far fewer carbon dioxide emissions than current vessels.
The design was created by MTI, a wholly-owned NYK subsidiary charged with making use of advances in technology, along with Italian ship design firm Garroni Progetty Srl and Finnish marine technology consultant Elomatic Marine Oy.
The ship, says NYK, will make use of progressive technologies that have the potential of being relised by 2030. Propulsive power can be reduced by decreasing the weight of the hull and reducing water friction and it can be suplemented through the use of LNG-based fuel cells, solar cells and wind power. all of which will lead to a reduction of CO2 by 69% per caontainer carried.
Comparisons of the NYK Super Eco Ship 2030 with a conventional 8.000 TEU container vessel (in parentheses) are as follows: loa x breadth x draft 353m x54.6m x 11.5m (338m x 45.8m x 13m): main fuel - LNG fuel cell/40 MW (C heavy oil/64 MW), natural power - solar 1-2 MW + wind 1-3 MW (none); CO2 emissions - 62g/TEU-miles (195 g/TEU-miles).

segunda-feira, 20 de julho de 2009

OPERAÇÕES DE ATRACAÇÃO EM LEIXÕES






Faça clique nas imagens para aumentar.
Uma vez mais um cidadão atento em Matosinhos envia-me fotos curiosas sobre o Shipping.
eu já não tenho dúvidas, ele é um entusiasta de navios.
O meu Mto. obrigado.

(©) Images Copyrights; Imagem com direitos: O LEIXÃO

DUTCH TEST RO-RO BARGE

A new ro-ro barge service has been started on the Dutch canal network between Rotterdam, Tiel and Hoorn. The service is being operated on a trial basis, with the backing of the Dutch Ministry of Transport, which is anxious to reduce road congestion in the Amsterdam-Rotterdam-Den Haag conurbation.
It is organised by DHV, the engineering bureau. The barge has a capacity for 32 unaccompanied trailers, with local pick-up and delivery at each destination. Tka-up has reportedly been very good, indicating that the principle is supported by large-scale hauliers and logistic firms, with the organisation necessary for unaccompanied traffic.
The service is operated by Rhine Ro-Ro Service, in cooperation with Tielse Loswal Combinatie, Westfries Containerterminal, Ooms Avenhorn and MEO.

PSA INTERNATIONAL DISTINGUIDA PELA SEATRADE ASIA

Faça clique na imagem para aumentar.
O operador portuário PSA International, que entre outros opera o Terminal XXI de Sines, foi distinguido pelo segundo ano consecutivo com o "Container Terminal Award", pela Seatrade Asia. O director de PSA para Tianjin (China), Roger Tan, recebeu o galardão em cerimónia celebrada em Shanghai. O júri foi constituído por um painel independente formado por profissionais do sector que levaram em conta a contribuição para o desenvolvimento da indústria marítima na região dos candidatos, a inovação, compromisso com a segurança e a qualidade, responsabilidade social e ambiental, resultados económicos e formação profissional.Sediada em Singapura, a PSA participa em 28 projectos portuários em 16 países da Ásia, Europa e América, com uma capacidade global anual de 111 milhões de teu e 66 quilómetros de cais de atracação. Em 2008 as instalações geridas pela PSA moveram 63,2 milhões de teu em todo o mundo.
Fonte: Cargo News.

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES