segunda-feira, 13 de julho de 2009

PORTOS ESPANHOIS

Portos espanhóis recuam 18% até Maio
---

Os portos espanhóis movimentaram nos primeiros cinco meses do ano 166,6 milhões de toneladas, valor que compara com os 203 milhões de há um ano. Entre os principais portos, Barcelona e Tarragona foram os que mais cederam, na casa dos 22%. Algeciras perdeu 14%, Bilbau 18% e Valência apenas 2%.

No tráfego de contentores os números são igualmente negativos e só não são piores por que Valência reforçou no entretanto a sua vocação de porto de transhipment, com o acréscimo de actividade daí decorrente. Valência apresentou, de resto, um saldo positivo de 8% neste primeiros cinco meses do ano.

No total, os portos espanhóis movimentaram 4,6 milhões de TEU, contra os 5,5 milhões registados entre Janeiro e Maio de 2008. Algeciras cedeu 14% do tráfego. Barcelona perdeu 34%.

A movimentação de granéis totalizou 90,1 milhões de toneladas. Uma queda de 21 milhões de toneladas devida sobretudo ao tráfego de granéis sólidos, que cedeu 32%, ou cerca de 15 milhões de toneladas. Nos granéis líquidos, as perdas ficaram-se por cima dos cinco milhões de toneladas, ou 9%.

A carga geral retrocedeu 19%, para os 70 milhões de toneladas. E o tráfego ro-ro decresceu 18% para perto dos 16 milhões de toneladas.
Fonte:Transportes & Negócios

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES