terça-feira, 7 de outubro de 2008

GRIMALDI LANÇA OPA SOBRE A MINOAN LINES




O Grupo Grimaldi anunciou uma OPA geral sobre o capital da Minoan Lines, companhia grega de que já detém mais de 33% do capital. O grupo italiano pretende, todavia, manter a empresa cotada em Bolsa, a exemplo do que acontece com a Finnlines, que também controla.

O lançamento da OPA geral é uma obrigação que decorre do facto de o Grupo Grimaldi ter ultrapassado o limite de um terço do capital social da Minoan Lines. A contrapartida oferecida é de 5,29 euros por acção, valor que incopora um prémio de 18,8% sobre a cotação média dos últimos seis meses. A oferta avalia a Minoan Lines em cerca de 375 milhões de euros.

Sediada em Heraklion (Creta), a Minoan Lines opera seis ferries nas ligações entre a Grécia e Creta e Itália. No ano passado, transportou 1,57 milhões de passageiros, 283 mil automóveis e 153 mil trailers.
O reforço da posição do Grupo Grimaldi na Minoan Lines insere-se na estratégia de criação de uma rede pan-europeia de companhias a actuar no short sea shipping, com serviços ro-pax. A rede existente já cobre os mares do Norte e Báltico (com a Finnlines, de que detém 64% do capital), o Mediterrâneo (Sul da Europa e Norte de África, com a Grimaldi Lines) e o Mediterrâneo Oriental (com a Minoan Lines).

Informação colhida através de / Text Copyrights: Transportes & Negócios.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES