terça-feira, 7 de outubro de 2008

PORTO DE LISBOA RECEBEU LINHA COM ESCALA DIRECTA DESDE PORT KELANG


O maior navio comercial de sempre a visitar a capital portuguesa, com uma capacidade para 6539 teu, 304 metros de comprimento, 40 metros de largura, 74 mil toneladas de tonelagem bruta e 14 metros de calado, escalou no sábado passado o terminal de contentores de Alcântara (concessionado à Liscont). O "Pucon", como está baptizado, inaugurou uma nova linha regular, a "ANE" (Asia North Europe Service), que passará a ligar Lisboa a Xangai.
Avançámos aqui a notícia em finais de Agosto, mas pelo seu simbolismo, e pela rapidez proporcionada pela escala directa, desde a Ásia- algo que antes apenas era feito por Sines, e pela MSC - voltamos a ela, tanto mais que a administração do porto de Lisboa entendeu ser ocasião para a entrega simbólica ao comandante duma placa comemorativa da primeira escala na capital portuguesa.
A nova linha do armador CSAV Norasia, de frequência semanal, oferece um transit-time mais rápido que o actual serviço em cerca de 10 dias, muito graças aos oito navios alinhados no serviço, todos com capacidades a rondar os 6.000 TEU. Esta ligação vai também oferecer aos clientes um tempo líder de mercado para Lisboa e Leixões a partir da Ásia, com médias de 21 dias a partir do último porto tocado, Port Kelang, na Malásia. Lisboa é o primeiro porto tocado na Europa, antes do Havre, no norte de França.

Informação colhida através de / Text Copyrights: Cargo News.

Fotos cedidas / Photo Copyrights: Universal Marítima Portugal.


Algumas Caracteristicas deste navio:
IMO NUMBER: 9306158
VESSEL TYPE: CONTAINER SHIP
HULL TYPE: SINGLE HULL
GROSS TONAGE: 73.934 TONS
SUMMER DWT: 81.099 TONS
BUILD: 2006
BUILDER: HYUNDAY HEAVY INDUSTRIES (Ulsan-South Korea)

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES