terça-feira, 9 de março de 2010

CABO VERDE - NOTICIAS


A primeira fase da expansão e modernização do porto de Vale dos Cavaleiros, em São Filipe (ilha do Fogo), orçada em 140.000 contos (1.270 mil euros), será inaugurada no sábado pelo primeiro-ministro, José Maria Neves.
A obra, executada no âmbito do programa de reabilitação e construção dos portos de Cabo Verde, inclui a gare marítima e o edifício administrativo para instalação de vários serviços.
Para a segunda fase do projecto, orçada em cerca de 9 milhões de euros (990.000 contos cabo-verdianos), já foi lançado o concurso de adjudicação, e no passado mês de Fevereiro representantes de 12 empresas de construção civil visitaram o porto.
O concurso destina-se a empresas ou agrupamentos de empresas de direito português e cabo-verdiano que preenchem os requisitos para obras dessa natureza.
O projecto da segunda fase do porto de Vale dos Cavaleiros prevê a reconstrução do actual cais anguloso para a sua transformação numa infra-estrutura rectilínea de 75 metros de comprimento, a construção de um cais de 100 metros e duas rampas RO/RO.
Este projecto contempla ainda a construção de um cais de pesca com 30 metros de comprimento e três de profundidade, com uma rampa varadouro, assim como todo o trabalho de demolição das infra-estruturas de terra e do aumento de terrapleno em 2,4 hectares.

Prevê-se ainda a construção do edifício da alfândega, a remodelação do actual armazém, e a repavimentação do troço de estrada de acesso a Vale dos Cavaleiros numa distância de cerca de quatro quilómetros.

A empreitada prevê também a protecção marítima, quebra-mar, implantação de parques de contentores e de estacionamento público, infra-estruturas para abastecimento de água e de energia eléctrica, redes de incêndios, de drenagem e saneamento, para além de acesso pedonal.

O porto de Vale dos Cavaleiros foi construído no tempo colonial, tendo sido inaugurado em 1969. Oito anos depois, em Fevereiro de 1977, a força do mar destruiu cerca de 50% da infra-estrutura. Até ao ano 2000 o processo de carga/descarga e embarque/desembarque de passageiros processou-se através de embarcações de boca aberta.
Na segunda década de 1990 o porto recebeu obras de reabilitação que foram concluídas em 2000 e, dez anos depois, o mar volta à carga, fustigando e destruindo parte do muro de protecção, mandando abaixo pelo menos 20 metros do mesmo.
De acordo com dados estatísticos o porto do Vale dos Cavaleiros recebe anualmente uma média de 300 navios, movimenta mais de 38.000 toneladas de carga (embarque e desembarque) e uma média de 37.000 passageiros.
Fonte: OJE

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES