quarta-feira, 24 de março de 2010

PORTO DE SINES-DESCARREGADA A MAIOR UNIDADE DE CARGA TRANSPORTADA POR VIA MARÍTIMA ENTRE PORTOS EUROPEUS


DESCARREGADA EM SINES A MAIOR UNIDADE DE CARGA TRANSPORTADA POR VIA MARÍTIMA ENTRE PORTOS EUROPEUS
---

O porto de Sines foi uma vez mais palco priviligiado de uma operação especial de descarga de dois reactores destinados à refinaria da Petrogal, sendo o maior deles a mais pesada unidade de carga jamais transportada por via marítima no espaço intra-europeu.
A peça em questão, com um peso unitário de 1.655 toneladas e com 42 metros de comprimento, por 7,90 metros de largura e 7,20 metros de altura, equivalente a um volume total unitizado de 2.370 metros cúbicos, é proveniente de Itália e foi transportada a bordo do navio “Fairplayer” do armador holandês Jumbo Shipping, representado em Portugal pela agência de navegação Portmar.
Este navio, especializado em cargas de projecto, é um dos quatro navios de última geração daquele armador, equipado com duas gruas de 900 tons de capacidade nominal, estando assim apto a movimentar, em combinação das duas gruas, unidades de carga até às 1.800 tons. Acresce ainda a peculiar circunstância de o navio se manter totalmente estabilizado durante as operações de esforço máximo das gruas, com carga pendurada fora de qualquer dos seus bordos, devido a um sofisticado sistema de compensação automática dos tanques de lastro, controlado por computadores específicos para o efeito e que corrigem ao micro-segundo qualquer variação da inclinação do navio, em função do movimento de rotação das gruas., garantindo uma total e rigorosa capacidade de segurança das operações.
Assinale-se ainda o “detalhe” referente ao equipamento de terra para a recepção do reactor na prumada e assegurar o seu transporte rodoviário até ao destino final. Tratou-se da combinação de dois “trailers” auto-propulsores, cada um com 32 eixos de 4 rodas, prefazendo um total de 256 rodas.







Faça clique nas imagens para aumentar.

O Amigo e colega de profissão José Moura, (Portmar) teve a amabilidade de me enviar estas espectaculares fotos da descarga de uma peça especial no Porto de Sines.

(©) Images and text Copyrights; Imagens e texto com direitos: José Moura Portmar.

3 comentários:

Augusto disse...

Belas imagens Modesto.Aqui em Leixões também fazemos as nossas "habilidades"com os Geradores da Efacec no embarque,ainda que com peças na ordem das 100tons.É um trabalho de paciência e método.
Normalmente no nosso trabalho é necessário correr,mas este é excepção á regra para ser bem sucedido.
O Porto de Sines é um exemplo de excelencia a todos os níveis e tipos de carga,suportando como sabes navios de grande porte porque é um Porto de águas profundas.

Saudações Maritimas e potuárias.

Augusto

Paulo Farinha disse...

Boa notícia José Modesto.
O Porto de Sines com uma localização central privilegiada, só peca pela ausência de desejáveis acessebilidades.
Folgo em saber que semelhante carga foi operada neste porto.
Portugal deve explorar as potencialidades marítimas e portuárias com excelentes localizações, e naturalmente contemplar as ilhas adjacentes com transportes marítimos rápidos e eficientes, implementando para o efeito, com navios ferrys.
Portugal presentemente não explora devidamente as potencialidades do Mar que nos rodeia.
O caso da movimentação desta carga pesadíssima em Sines foi infelizmente um caso pontual.
Cumprimentos
Paulo Farinha

Manuel Bettencourt disse...

Caro Amigo José, concordo consigo são fotos espectaculares, que eu Agradêço ter partilhado, também aproveito para Agradecer ao seu Amigo por ter tirado estas fotos.
Cumprimentos
Manuel

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES